terça-feira, 29 de dezembro de 2009

É IDENTIFICÁVEL O ESPÍRITO QUE FALA PELO MÉDIUM?

O mundo está escandalizado com a noticia que nos chega da Inglaterra, onde um médico levou à morte 215 pessoas usando injeção letal e isso durante 25 anos. Trata-se do médico Harold Shipman que passou a ser considerado o maior serial Killer da história britânica e alcunhado como o ‘Dr. Morte’. Pessoas que conviviam com o ‘Dr. Morte diziam dele “Jeito amável escondia um monstro”. O jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 20 de julho de 2002, dando a notícia do assassínio de tantas pessoas, declara mais: “Pacientes gostavam do ‘Dr. Morte’ e tinham confiança absoluta nele.

É o comportamento absolutamente normal o que torna mais aterrador o médico inglês Harold Shipman ou ‘Dr. Morte’ apontado como autor de 215 mortes comprovadas e possivelmente envolvimento em outras 45.” ‘”Se ele tivesse a aparência de um homem enlouquecido e violento, impulsionado por uma perversão sexual, os crimes poderiam ser explicados e até certo ponto entendidos “, comentou um promotor ao tentar descrever o perfil do maior serial killer da história do país.

A verdade é que, com barba branca, cabelos grisalhos, olhos cintilantes e fala mansa, Shipman ganhou a confiança incondicional dos pacientes e dos parentes deles. Era amado pela mulher e pelos dois filhos. Segundo os promotores, Shipman sorria para suas vítimas, para as quais tinha sempre palavras calorosas. Pedia a elas para arregaçarem a manga da camisa ou da blusa e afim de tirar sangue ou injetar um medicamento para aliviar a dor. E punha fim à vida delas com uma forte dose de heroína.” ‘” Não tenho nenhuma dúvida de que cada uma das vítimas sorriu para ele e agradeceu, enquanto recebia seus mortíferos cuidados’” , disse a juíza Jane Smith, que presidiu as últimas investigações.’”
‘”Nenhuma das vítimas percebeu que o toque do médico não visava à cura.’”

UM PERIGO MAIOR

Jesus falando do valor da alma, acima do valor do corpo, declarou, “E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e corpo(Mt 10.28). Ora, se devemos ter cuidado com o nosso corpo procurando sempre que estamos enfermos escolher o melhor médico do nosso relacionamento, não deveríamos, com muito mais atenção, cuidar da nossa alma, que sobrevive à morte do corpo nas palavras de Jesus? Mas assim não tem acontecido: a maioria das pessoas não se importa com o que possa acontecer com sua alma depois da morte e assim adotam certos tipos de crença que acarretarão a perda de suas almas e de seus corpos na Geena eterna (Ap 20.15).

EVOCAÇÃO DE MORTOS

Uma prática muito difundida no Brasil é a chamada mediunidade, ou seja, a suposta comunicação entre mortos e vivos por meio do médium. Essa doutrina é ensinada por Allan Kardec, conhecido como o codificador do Espiritismo. Os que não admitem essa doutrina, declaram que, na verdade, não se trata de espíritos de mortos que se comunicam com os médiuns mas que são espíritos demoníacos, os que descem nas sessões de evocações dos espíritos.

Allan Kardec explica como se dá a evocação dos mortos:

“Em nome de Deus todo-poderoso, peço ao Espírito de tal que se comunique comigo; ou então: Peço a Deus todo-poderoso permitir ao Espírito de tal comunicar-se comigo....Não é menos necessário que as primeiras perguntas sejam concebidas de tal forma que a resposta seja simplesmente sim ou não, como por exemplo: “- Estás aí”- Queres responder-me? Podes me fazer escrever? Etc. (O Livro dos Médiuns, p. 224, , edição de 1987, Instituto de Difusão Espírita).

QUEM É QUEM?

Um grande problema aflige os Espíritas: será possível identificar os espíritos que baixam nas sessões, evocados em nome de Deus? São eles realmente os espíritos das pessoas evocadas? Allan Kardec reconhece esse problema de grande importância para validade da evocação.
Declara ele:

“O ponto essencial nós temos dito, é sabermos a quem nos dirigimos. (O Livro dos Espíritos, p. 42 ALLAN KARDEC – OBRAS COMPLETAS, 2ª edição, OPUS Editora Ltda).).

“O ponto essencial” é identificar o espírito que fala por meio do médium. Diz mais Allan Kardec:

“A identidade constitui uma das grandes dificuldades do espiritismo prático. É´ impossível, com freqüência, esclarecê-la, especialmente quando são Espíritos superiores antigos em relação à nossa época. Entre aqueles que se manifestam, muitos não têm nome conhecido para nós, e, a fim de fixar nossa atenção, podem assumir o de um espírito conhecido, que pertence à mesma categoria. Assim, se um espírito se comunica com o nome de São Pedro, por exemplo, não há mais nada que prove que seja exatamente o apóstolo desse nome. Pode ser um Espírito do mesmo nível, por ele enviado.” (O Que é o Espiritismo, p. 318 ALLAN KARDEC – OBRAS COMPLETAS, 2ª edição, OPUS Editora Ltda).

Fica claro que não se pode identificar o espírito que vem nos dar notícias ou instruções.

Kardec pergunta e os espíritos respondem:

“Os espíritos protetores que tomam nomes conhecidos são sempre e realmente os portadores de tais nomes?”
“Não; são Espíritos que lhes são simpáticos e que muitas vezes vêm por ordem destes. Sentis necessidade de nomes.”(O Livro dos Espíritos, p. 150 ALLAN KARDEC – OBRAS COMPLETAS, 2ª edição, OPUS Editora Ltda).

Então como fica uma pessoa convidada pelos espíritas e levada pela saudade, que vai ao centro para ter notícias de seu falecido parente, por exemplo, um pai, uma mãe, irmão ou irmã? E o problema não só esse. Façamos de conta que o médium seja pessoa honesta e digna de toda a confiança e dando crédito de que o médium conseguiu ligação com um espírito, quem pode afirmar com segurança que será o espírito da pessoa procurada? Então como fica quando um espírito se diz ser fulano ou beltrano? Talvez seja fulano ou beltrano, mas pode também ser um espírito substituto.

Allan Kardec reconhece a dificuldade e desabafa:

“ A questão da identidade dos Espíritos é uma das mais controvertidas, mesmo entre os adeptos do espiritismo; é que, com efeito, os Espíritos não nos trazem nenhum documento de identificação e sabe-se com que facilidade alguns dentre eles assumem nomes de empréstimos.” (O Livro dos Médiuns, p. 461 ALLAN KARDEC – OBRAS COMPLETAS, 2ª edição, OPUS Editora Ltda).

PODE-SE CONFIAR NOS MÉDIUNS?

Allan Kardec declara ser duvidoso, aumentando assim o problema dos que admitem a mediunidade, de se crer na honestidade dos médiuns:
Diz ele:

“Os médiuns de mais altos merecimentos não estão isentos das mistificações dos Espíritos mentirosos, em primeiro lugar porque nenhum é suficientemente perfeito para não apresentar ponto vulnerável e que pode dar acesso aos maus Espíritos.” (O Que é o Espiritismo, p. 316 ALLAN KARDEC – OBRAS COMPLETAS, 2ª edição, OPUS Editora Ltda).
ESPÍRITOS LEVIANOS
O problema fica mais grave ainda quando se consideram as palavras de Kardec.

“Esses Espíritos levianos pululam ao nosso redor, e aproveitam todas as ocasiões para se imiscuírem nas comunicações; a verdade é a menor de suas preocupações, eis porque eles sentem um prazer maligno em mistificar aqueles que têm fraqueza, e algumas vezes a presunção de acreditar neles, sem discussão.” (O Livro dos Médiuns, p. 402, ALLAN KARDEC – OBRAS COMPLETAS, 2ª edição, OPUS Editora Ltda.)

Apreciemos mais um problema levantado por Kardec:

“Um fato que a observação demonstrou e os próprios Espíritos confirmam é o de que os Espíritos inferiores com freqüência usurpam nomes conhecidos e respeitados. Quem pode, assim, garantir que os que dizem ter sido, por exemplo, Sócrates, Júlio César, Carlos Magno, Fenelon, Napoleão, Washington etc., tenham de fato animado essas personalidades? Tal dúvida existe até entre alguns fervorosos adeptos da Doutrina Espírita, os quais admitem a intervenção e a manifestação dos Espíritos, porém indagam como pode ser comprovada sua identidade.” (O Livro dos Espíritos, p. 41 ALLAN KARDEC – OBRAS COMPLETAS, 2ª edição, OPUS Editora Ltda.)

AS APARÊNCIAS ENGANAM

Da forma como o ‘Dr. Morte”, com um “ Jeito amável” escondia um monstro dentro de si, também os espíritos que descem nas sessões espíritas se apresentam sob a aparência de espíritos puros, iluminados, “com linguagem digna, nobre, repassada da mais alta moralidade” e para enganar, como o admite o próprio Kardec.

“É extremamente fácil diferenciar os bons dos maus Espíritos. Os Espíritos superiores usam com freqüência, linguagem digna, nobre, repassada da mais alta moralidade, isenta de qualquer paixão inferior, a mais pura sabedoria transparece dos seus conselhos, que visam sempre ao nosso aperfeiçoamento e ao bem da Humanidade.

“Há falsários no mundo dos Espíritos como neste; não é portanto senão uma presunção de identidade que só adquire valor pelas circunstâncias que a acompanharam. O mesmo para todos os sinais materiais que alguns dão como talismãs inimitáveis pelos Espíritos mentirosos. Para aqueles que ousam perjurar em nome de Deus, falsificar uma assinatura, um sinal material qualquer não pode oferecer-lhe obstáculo maior. A melhor de todas as provas de identidade está na linguagem e nas circunstâncias fortuitas.” (O Livro dos Médiuns, p. 464- ALLAN KARDEC – OBRAS COMPLETAS, 2ª edição, OPUS Editora Ltda.)

Repete AK:

“Pode-se colocar como regra invariável e sem exceções, que a linguagem dos Espíritos é sempre proporcional ao grau de sua elevação. (O Livro dos Médiuns, p. 465- ALLAN KARDEC – OBRAS COMPLETAS, 2ª edição, OPUS Editora Ltda.)

Como admitir que “a melhor de todas as provas de identidade está na linguagem” quando se pensa na forma como o “Dr. Morte” agia para com suas pacientes.

“Segundo os promotores, Shipman sorria para suas vítimas, para as quais tinha sempre palavras calorosas. Pedia a elas para arregaçarem a manga da camisa ou da blusa e afim de tirar sangue ou injetar um medicamente para aliviar a dor.” ‘” Não tenho nenhuma dúvida de que cada uma das vítimas sorriu para ele e agradeceu, enquanto recebia seus mortíferos cuidados’”, disse a juíza Jane Smith, que presidiu as últimas investigações.’” “A verdade é que, com barba branca, cabelos grisalhos, olhos cintilantes e fala mansa, Shipman ganhou a confiança incondicional dos pacientes e dos parentes deles.”


Kardec se torna tão específico que chega a admitir que se um Espírito pode “falsificar uma assinatura” pode chegar ao extremo imitar as próprias expressões de Jesus.

“Dir-se-á. Sem dúvida, que se um Espírito pode imitar uma assinatura, ele pode igualmente imitar também a linguagem. Isto é verdadeiro, temos visto os que assumem afrontosamente o nome do Cristo e, para melhor enganarem, simulavam o estilo evangélico e prodigalizavam a torto e a direito estas palavras bem conhecidas: Em verdade, em verdade, eu vos digo...” ...“Quantos médiuns tiveram comunicações apócrifas assinadas Jesus, Maria ou um santo venerado.” (O Livro dos Médiuns, p. 464, ALLAN KARDEC – OBRAS COMPLETAS, 2ª edição, OPUS Editora Ltda.)
idem, idem)

O CRISTÃO E O ESTADO INTERMEDIÁRIO

Nós, evangélicos, cremos que, a alma sobrevive e permanece em estado inteligente e consciente no intervalo entre a morte e a ressurreição do corpo. Entendemos que a alma é uma entidade consciente e inteligente que habita no corpo e que se separa do corpo por ocasião da morte física.

“E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e corpo(Mt 10.28)

“E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram.” (Ap 6.9-11)

“E digo-vos, amigos meus: Não temais os que matam o corpo e, depois, não têm mais que fazer. Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei.”Lc 12.4,5).

Algumas vezes as palavras alma e o espírito são empregadas como sinônimas, falando da parte imaterial do homem como sobrevivendo à morte da matéria que é o corpo no mesmo sentido em que é empregada a palavra alma.
Alguns exemplos bíblicos.

“E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.” (Ec 12.7)
“E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.” (At 7.59. Os textos de Ec 12.7 e At 7.59 falam da sobrevivência do espírito enquanto que Mt 10.28 e Ap 6.9-11 abordam a sobrevivência da alma como a parte imaterial do homem que sobrevive à morte do corpo, com consciência e inteligência, o ´eu´ do ser humano
“Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está?” (1 Co 2.11)

Depois da morte física o cristão vai estar com Cristo no céu.

“Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor. Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitam com o Senhor.” (2 Co 5.6-8)
“ Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho. Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei então o que deva escolher. Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.”
(Fp 1.21-23).

O ESTADO INTERMEDIÁRIO DO INCRÉDULO

O incrédulo vai para o Seol-Hades (inferno) e lá permanece em estado consciente de tormento. Hades indica o lugar da alma no intervalo entre a morte do corpo e a ressurreição do corpo e aparece dez vezes no Novo Testamento.
“E morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno (Hades), ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. “(Lc 16.22-25) Seol-Hades indica o lugar da alma, enquanto o corpo vai para a sepultura ( kever, kevurah (hebraico) e taphos, mnema e mnemeion (grego). Geena indica o lugar do corpo e alma depois da ressurreição p do Juizo final.
“E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, (geena) para o fogo que nunca se apaga, Onde o seu bicho não morre e o fogo nunca se apaga.” Mc 9.43).
“ Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados.” 2 Pe 2.9)

ESPÍRITOS MALIGNOS

Se os espíritos dos cristãos evangélicos vai para o céu (2 Co 5.6-8) e se os espíritos dos incrédulos vão para o Seol-Hades (inferno) e lá permanecem sem poder sair (Lc 16.24-28), só resta outra alternativa: a presença dos espíritos malignos nas sessões espíritas. Os espíritas não acreditam em demônios mas isso não impede de que eles existam.

“Há demônios, no sentido que se dá a essa palavra?
Se houvesse demônios, seriam obra de Deus. E Deus seria justo e bom, criando seres infelizes, eternamente votados ao mal?” (O Livro dos Espíritos, p. 72,74, ALLAN KARDEC – OBRAS COMPLETAS, 2ª edição, OPUS Editora Ltda.)
idem, idem)

NOMES E CARACTERÍSTICAS DE SATANÁS
Existem o Diabo e os demônios que cumprem as ordens dele. A Bíblia mostra a existência e trabalho deles.

DIABO: significa sedutor, acusador dos irmãos
“E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.” (Ap 12.9)
SATANÁS: indica o que o diabo é inimigo, o grande adversário de Deus e dos filhos de Deus.
“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.” (1 Pe 5.8)

PRINCIPE DESTE MUNDO: Satanás governa os homens e os governos humanos
“Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.(Ef 2.2)

PAI DA MENTIRA: A mentira é uma de suas táticas. Não é apenas o mentiroso, mas o pai da mentira.
“Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.” (Jo 8.44)

ANJO DE LUZ: ele se disfarça em anjo de luz por meio de seus ministros
“E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.” (2 Co 11.14-15)

PROIBIÇÃO BÍBLICA DA EVOCAÇÃO

A Bíblia é o livro, dentre outros, que nos dá a história do Espiritismo. Começando no Êxodo, ela mostra que os antigos egípcios foram praticantes de fenômenos espíritas, quando os magos foram chamados por Faraó para repetir os milagres operados por Moisés. Quando Moisés apareceu diante desse monarca com a divina incumbência de tirar o povo de Israel da escravidão egípcia, os magos repetiram alguns dos milagres de Moisés (Êx 7.10-12 ; 8.18).
Mais tarde, já nas portas de Canaã Deus advertiu o povo de Israel contra os perigos do ocultismo dentre os quais destacava-se a mediunidade como prática abominável à sua vista (Dt 18.9-12). O castigo imposto aos que desobedecessem os mandamentos de Deus nesse particular era a morte.
“Mate toda mulher que fizer feitiçaria.” (Êx 22.18)
“ Qualquer homem ou mulher que invocar os espíritos dos mortos ou praticar feitiçarias deverá ser morto a pedradas. Essa pessoa será responsável pela sua própria morte.” (Lv 20.27).

A Bíblia também indica como amaldiçoados por Deus as pessoas com ligações com espíritos familiares e feiticeiras

“Não procurem a ajuda dos que invocam os espíritos dos mortos e dos que adivinham o futuro. Isso é pecado e fará que vocês fiquem impuros.” (Lv 19.31)
“Se alguém procurar a ajuda dos que invocam os espíritos dos mortos e dos que adivinham o futuro, eu ficarei contra essa pessoa por causa desse pecado e a expulsarei do meio do povo.” (Lv 20.6).

O Rei Saul, antes da sua apostasia, quando ainda estava na direção de Deus, baniu os praticantes de várias modalidades de espiritismo (l Sm 28.3-9).
Da mesma forma, mais tarde, assim o fez o reto rei Josias (2 Rs 23.24-25).

O profeta Isaías também se dirigiu aos antigos espíritas que vaticinavam para o povo de Israel, que essa prática era inútil e detestável aos olhos de Deus

“Algumas pessoas vão pedir que vocês consultem os adivinhos e os médiuns, que cochicham e falam baixinho. Essas pessoas dirão: ‘Precisamos receber mensagens dos espíritos, precisamos consultar os mortos em favor dos vivos!”
“Mas vocês respondam assim: ‘O que devemos fazer é consultar a Lei e os ensinamentos de Deus. O que os médiuns dizem não tem nenhum valor.” (Is 8.19-20)

CONCLUSÃO

O Dr. “ Monstro” é uma séria advertência para o Espiritismo que se deixa enganar pelas palavras dos supostos espíritos dos mortos, quando se trata de espíritos de demônios. A semelhança na forma de agir não é mera coincidência. “A verdade é que, com barba branca, cabelos grisalhos, olhos cintilantes e fala mansa, Shipman ganhou a confiança incondicional dos pacientes e dos parentes deles.”
“Dir-se-á sem dúvida, que se um Espírito pode imitar uma assinatura, ele pode igualmente imitar também a linguagem. Isto é verdadeiro, temos visto os que assumem afrontosamente o nome do Cristo e, para melhor enganarem, simulavam o estilo evangélico e prodigalizavam a torto e a direito estas palavras bem conhecidas: Em verdade, em verdade, eu vos digo...” ...“Quantos médiuns tiveram comunicações apócrifas assinadas Jesus, Maria ou um santo venerado.” (O Livro dos Médiuns, p. 464, ALLAN KARDEC – OBRAS COMPLETAS, 2ª edição, OPUS Editora Ltda.)
A advertência bíblica é bem oportuna, “ Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele sãos os caminhos da morte.” (Pv 14.12)

Pr. Natanael Rinaldi

Nenhum comentário: