sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Os samaritanos receberam Jesus?


Não, eles não receberam Jesus.

Lc 9:52-53 - E mandou mensageiros diante da sua face; e, indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos, para lhe prepararem pousada. Mas não o receberam, porque o seu aspecto era como de quem ia a Jerusalém.

Sim, eles receberam Jesus.
Jo 4:39-40 - E muitos dos samaritanos daquela cidade creram nele, pela palavra da mulher, que testificou: Disse-me tudo quanto tenho feito. Indo, pois, ter com ele os samaritanos, rogaram-lhe que ficasse com eles; e ficou ali dois dias.


Descontradizendo:
A Palestina era dividida em diversas regiões, entre elas a Judéia, a Samaria e a Galiléia. Samaria ficava exatamente entre a Judéia e a galiléia. Portanto, toda vez que alguém queria ir de Jerusalém para a Galiléia, teria que passar pela região de Samaria, e vice-versa.

Diante disto, trata-se de duas situações isoladas. Reparem no contexto de cada passagem:

Jo 4:3-4 - "deixou a Judéia e foi outra vez para a Galiléia. E era-lhe necessário passar por Samaria".

Ou seja, Jesus havia saído da região da Judéia e estava indo para a Galiléia quando encontrou a mulher samaritana e através do testemunho dela, muitos samaritanos se converteram.

Agora observe o contexto de Lucas:

Lc 9:51-53 - "E aconteceu que, completando-se os dias para a sua assunção, manifestou o firme propósito de ir a Jerusalém. E mandou mensageiros diante da sua face; e, indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos, para lhe prepararem pousada. Mas não o receberam, porque o seu aspecto era como de quem ia a Jerusalém".

O contexto de Lucas era o oposto de João. Neste caso, os discípulos estavam indo da Galiléia para Jerusalém.

Portanto, se trata de casos isolados e que não tem nada a ver com a mesma situação.

Conclusão:
Seria contradição, se Lucas estivesse descrevendo o encontro de Jesus com a mulher samaritana e que tanto ela quanto os homens samaritanos não tivessem crido.

Porém, como se trata de duas situações diferentes
não há nenhuma contradição!

Nenhum comentário: