quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

NOZES DURAS DEMAIS PARA APOLOGISTAS CATÓLICOS


Fico admirado com a audácia de alguns apologistas católicos romanos, os quais afirmam que a sua religião está embasada na Bíblia e desafiam os outros a provar-lhes que isso não é verdade. Até mesmo sua igreja admite que o seu ensino não está embasado exclusivamente na Bíblia. As declarações autoritárias do Vaticano II não deixam dúvida sobre isto:

Assim fica claro que a Igreja não retira a sua certeza sobre todas as verdades somente das Sagradas Escrituras. Por isso, tanto a Escritura como a Tradição devem ser aceitas e honradas com iguais sentimentos de devoção e reverência” (Constituição Dogmática sobre a Revelação Divina, cap. 2,9, p. 682).

As palavras não poderiam ser mais claras. A própria Roma não afirma que os seus ensinos sejam embasados somente na Bíblia. Mesmo assim, existem muitos apologistas católicos que estão afirmando isso. Eles são especialmente ativos na Internet e recebo notícias dos mesmos numa base regular, visto como tenho muitos artigos contra o Romanismo em meu website.

Vamos ver algumas das nozes duras demais para esses apologistas católicos conseguirem mastigar. Meu desafio é este: Mostrem-me na Bíblia onde esses proeminentes ensinos católicos são encontrados.

01. - Onde se encontra na Bíblia Pedro assumindo o exercendo o papel de papa católico?

02. - Onde a Bíblia diz que as igrejas primitivas tratavam Pedro como papa?

03. - Onde a Bíblia diz que um homem era a cabeça de todas as igrejas?

04. - Onde a Bíblia diz que Deus estabeleceu um sacerdócio especial para as igrejas, que fosse separado do sacerdócio dos crentes?

05. - Onde a Bíblia descreve o ofício de tais sacerdotes nas igrejas primitivas?

06. - Onde a Bíblia diz que os sacerdotes do Novo Testamento eram ordenados segundo a ordem de Melquisedeque?

07 - Onde se encontra na Bíblia a exigência de que os pastores fossem celibatários?

08. - Onde a Bíblia diz que os apóstolos transferiram sua autoridade através da sucessão?

09. - Onde a Bíblia fornece regras para a sucessão apostólica? Existem regras para pastores e diáconos, mas onde estão os modelos para um apostolado progressivo?

10. - Onde a Bíblia fala de freiras nas igrejas primitivas?

11. - Onde se encontra na Bíblia alguém orando a Maria ou a qualquer outra pessoa, exceto a Deus?

12. - Onde a Bíblia diz que Maria é Mãe de Deus?

13. - Onde a Bíblia diz que Maria é a Rainha do Céu?

14. - Onde se encontra na Bíblia o ensino de que Maria nasceu imaculada?

15. - Onde se encontra na Bíblia o batismo de uma criança, a qual é jovem demais para crer em Cristo?

16. Onde a Bíblia ensina que a igreja pode identificar pessoas mortas como santos e em seguida orar a elas?

17. - Onde a Bíblia ensina que uma pessoa morta pode interceder pelos vivos?

18. - Onde a Bíblia ensina sobre o purgatório?

19. - Onde a Bíblia ensina que as pessoas deveriam usar os ossos de homens falecidos de qualquer maneira religiosa?

20. - Onde a Bíblia ensina que as igrejas primitivas usavam indulgências?

21. - Onde se encontra na Bíblia qualquer exemplo de missa católica sendo executada ou até mesmo descrita? Se Cristo estabeleceu a missa e se ela é essencial à fé cristã, segundo Roma afirma, por que não existe exemplo algum da mesma no Livro de Atos e nas epístolas do Novo Testamento?

22. - Onde se encontram na Bíblia os cristãos tomando a Ceia do Senhor, compartilhando somente do pão, sem o vinho ou o suco de uva?

23. - Onde na Bíblia, Paulo - ou qualquer outro dos líderes da igreja primitiva - ensina que existem sete sacramentos?

24. - Onde na Bíblia encontramos as igrejas praticando o sacramento da confirmação [ou crisma]?

25. - Onde na Bíblia encontramos as igrejas praticando qualquer tipo de extrema unção ou últimos ritos, como sacramento?

26. - Onde se encontra na Bíblia a oração do rosário?

27. - Onde se encontra na Bíblia que as igrejas do Novo Testamento teriam realizado elaborados rituais e cerimônias, segundo modelo de Roma?

28. - Onde se encontra na Bíblia que o quartel general da igreja deveria ser em Roma?

A última dura noz é um pouco diferente, pois nada tem a ver com encontrar-se o Catolicismo Romano na Bíblia. É uma questão que o nosso amigo Brian Snider compartilhou conosco:

Durante os últimos 1.700 anos, a Igreja Católica Romana levou à morte centenas de milhares de pessoas por ela consideradas hereges - judeus, católicos dissidentes, protestantes, anabatistas, hussitas, lolardos, valdenses, albigenses, e muitos outros em terras longínquas, os quais se recusaram a converter-se à “única igreja verdadeira”. Pois hoje a ICR chama as pessoas que mantêm essas mesmas opiniões de “irmãos separados”, ensinando ser errado perseguir alguém por causa de sua crença religiosa. Qual das duas é “a igreja verdadeira?” A igreja que matava os que não acatavam os seus ensinos ou a igreja que aceita agora outros cristãos - e até mesmo outras religiões - como caminhos alternativos para o céu?

Conclusão:

Se você é um católico romano, por favor, entenda que não o odiamos. Pelo contrário, nós o amamos tanto que mostramos a verdade sobre Roma, de modo que você possa ver os seus erros e se voltar para uma fé bíblica em Cristo. Nosso desejo e oração a Deus é para que você possa ser salvo. O perdão de pecados e a vida eterna são um dom adquirido por Jesus Cristo na cruz do calvário e Ele lhe oferece hoje este dom. É algo que você precisa experimentar para ganhar. Como pecador, você jamais poderá fazer o bastante para ganhar o favor de Deus. Não é algo que uma igreja possa ganhar para você. Não é algo que você possa receber através de um ritual de igreja, como o batismo e a confirmação. A salvação vem pela gratuita e eterna misericórdia de Deus, através de Jesus Cristo e Ele está pronto e habilitado a receber todo pecador que venha até Ele, em arrependimento e fé. A Bíblia diz que você sabe que tem a vida eterna, neste exato momento, hoje.

“Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.”

(1 João 5:12-13).

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8-9).

“Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra”(Romanos 11:6).

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11:28-30).

Artigo de David Cloud

Traduzido por Mary Schultze

Nenhum comentário: