quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

João de Deus – O Perigo do curandeirismo


No Brasil existe um homem em Goiás, auto-entitulado "João de Deus", que alega receber"espíritos" de médicos. As pessoas vão até ele, recebem palavras de conforto, entram em um ambiente tranqüilo e dizem que se sentem melhor. Em alguns casos, ele realiza "cirurgias espirituais", utilizando instrumentos como bisturis, obviamente fazendo as pessoas sangrarem.

Pelo Cógigo penal Brasileiro, será que isto não se encaixa aqui?

Curandeirismo
Art. 284 - Exercer o curandeirismo:
I - prescrevendo, ministrando ou aplicando, habitualmente, qualquer substância;
II - usando gestos, palavras ou qualquer outro meio;
III - fazendo diagnósticos:
Pena - detenção, de seis meses a dois anos.
Parágrafo único - Se o crime é praticado mediante remuneração, o agente fica também sujeito à multa.


E sim, muitas vezes ele realiza diagnósticos. Não seria o caso do Ministério Público averiguar isto, já que pela lei brasileira quem não é médico não pode realizar nenhum tipo de cirurgia ou diagnóstico?

Antes de tudo, gostaria de dizer que respeito a dor das pessoas que procuram "João de Deus". De certo elas sofrem com suas doenças e muitas estão desenganadas. Mas procurar algo apenas porque é impressionante e mesmo sem evidências científicas não resolve.

Quando crenças religiosas ameaçam a saúde das pessoas, elas devem se tornar objeto de nossa preocupação. E se alguém já veio ou vier à falecer por ter deixado de procurar atendimento médico, por que preferiu procurar João de Deus? E se a pessoa que foi até ele com um efeito placebo se sentir bem na hora, parar de sentir dor e depois a doença voltar mais forte? E se alguém pegar uma infecção, pelo fato dele fazer cortes sem nenhum instrumento esterilizado?

É bom também mostrar como isso explora a boa-fé das pessoas. Criou-se um comércio em torno do desespero e da doença alheia. Sites estrangeiros vendem pacotes para europeus e americanos, que foram desenganados e vão atrás deste curandeiro de Goiás.

O curandeirismo é algo a ser evitado. Deixar alguém que não é médico colocar um bisturi em você ou lhe dar diagnósticos apenas porque essa pessoa tem uma cara boazinha e uma fala mansa pode ser perigoso.

Adaptado do site:

http://www.pesquisapsi.com/linhacetica/article/346/joao-de-deus-cirurgias-espirituais-e-afins

Nenhum comentário: