sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Devemos amar ou odiar nosso irmão?


Amar nosso irmão.

I Jo 3:15 - Qualquer que aborrece a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem permanente nele a vida eterna.

I Jo 4:20-21 - Se alguém diz: Eu amo a Deus e aborrece a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também seu irmão.

Odiar nosso irmão.

Lc 14:26 - Se alguém vier a mim e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.


Descontradizendo:

Vamos ao texto na NVI:

Lc 14:26 - "Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo".

Fritz Rienecker e Cleon Rogers em sua "Chave Linguística do NT Grego", pelas editora Vida Nova, pg.136; também traduzem a palavra aborrecer no grego "misei" como: amar menos". (pg.136)


Conclusão:
Parece ser meio óbvio que Jesus jamais ensinaria seus discípulos a odiarem seus familiares, amigos ou qualquer outra pessoa que seja.

E mesmo no contexto pela JFDA, é claro o intento de Jesus em suas palavras:

Lc 14:33 - "Assim, pois, qualquer de vós que não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo".

Portanto, o texto está falando claramente que devemos amar a Deus acima de nossas relações humanas. O texto está longe de nos dizer que devemos odiar as pessoas.

Nenhum comentário: