sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Quando Jesus foi crucificado?


Ele foi crucificado na terceira hora.

Mc 15:25 - Era a hora terceira quando o crucificaram.

Ele foi crucificado depois da sexta hora.
Jo 19:14-16 - Era o dia da preparação da páscoa, e quase à hora sexta. Disse Pilatos ao judeus: Eis o vosso Rei. Mas eles gritaram: Fora! Foras! Crucifica-o! Perguntou-lhes Pilatos: Hei de crucificar o vosso Rei? Responderam os principais sacerdotes: Não temos rei, senão César. Finalmente Pilatos o entregou para ser crucificado.


Descontradizendo:
Josh McDowel e Don Stewartl respondem esta:

”Há duas soluções possíveis que têm argumentações de peso".

Primeira solução:
Uma solução concentra-se na expressão “cerca de” na afirmação de João sobre a hora. Ele diz que não era exatamente a sexta hora, mas por volta daquela hora.

A noite era dividida em quatro vigílias, cada uma com três horas (veja Marcos 13:35), e o dia do mesmo modo era dividido em períodos. Baseado nisto, podemos imaginar que a afirmação de Marcos por volta da “terceira hora” significa, simplesmente, que Jesus foi crucificado durante a terceira hora (entre 9 e 12 horas), enquanto a declaração de João de que o julgamento terminou por volta do meio-dia, pode significar antes das doze.

Assim, se a crucificação realizou-se entre 9 e 12 horas, Marcos pode tê-la colocado mais próximo das nove horas, e João mais próximo das 12 horas, não havendo nenhuma discrepância.

“Se a crucificação se deu entre as nove e as doze horas, era bastante natural que um observador se referisse a uma hora mais cedo, enquanto o outro, a uma mais tarde.

A posição do sol no céu era o parâmetro da hora do dia; enquanto era fácil saber se era antes ou depois do meio dia, ou se o sol estava mais ou menos na metade do trajeto entre o zênite e o horizonte, diferenças menores de hora não eram reconhecíveis sem se consultar o relógio de sol, que nem sempre estava à mão” (The Expositor´s Greek New Testament, comentário de João 19:14).

Segunda Solução:
"Outra possibilidade é a de João estar usando um método diferente do de Marcos para contar o tempo. Sabemos como fato comprovado através de Plutarco, Plínio, Aulus Gellius e Macróbios, que os romanos contavam o dia de meia-noite a meia-noite, exatamente como nós fazemos hoje.

Assim, a sexta hora de João seria 6 horas da manhã. Isto faria 6 horas da manhã a hora do último julgamento de Jesus, e de sua sentença, sobrando tempo suficiente para os preparativos da crucificação que em Marcos ocorram às 9 horas da manhã ou depois.

Há uma boa prova de que João usou este método de contagem de tempo. Não é raro nas Escrituras autores usarem métodos diferentes de medida de tempo e determinação de datas.

No Antigo Testamento, os escritores freqüentemente fixavam suas datas importantes pelo sistema de calendário do país onde eles estavam servindo na época. Por exemplo, Jeremias 25:1 e 46:2 e Daniel 1:1 referem-se ao mesmo ano: Jeremias, pelo calendário palestino, e Daniel, pelo babilônico.

Um exemplo no Novo Testamento é João 20:19. A noite do dia em que Jesus ressurgiu da morte é considerada parte deste mesmo dia. Evidentemente João não está contando o dia pelo tempo judeu. De acordo com o sistema judaico de contagem de tempo, a noite em questão seria parte da segunda-feira, para os judeus o primeiro dia da semana, visto que o dia judaico começa com o pôr-do-sol".


Conclusão:
"Este provável fator, juntamente com o já anteriormente mencionado, mostra que o problema destas duas passagens não é impossível de ser solucionado, nem apresenta qualquer dificuldade que não tenha uma explicação razoável".

Portanto, não há nenhuma contradição!

Fonte:
Josh McDowell & Don Stewart; "Respostas Àquelas Perguntas"; editora Candeia; pg.61-63.
_________________________________________________

Contribuição de Guilherme Born:
Na verdade as duas respostas estão corretas.

João contava as horas de 12 em 12, sendo sexta hora, jesus foi julgado às 6 da manhã. João está relatando os momentos finais do Julgamento e não da crucificação. João utiliza este método de contagem do tempo por estar escrevendo aos gregos. Esse método foi muito utilizado pelos homens citados por Josh Mcdowell.

Marcos utiliza o método judaico de contagem do tempo, como aparece em Marcos 13:35. Por isso ele narra terceira hora. E outra, ele está narrando a crucificação e não o julgamento.

L. Franco
A contradição na verdade é sustentada pelos relatos de "sexta hora" e "terceira hora".

Como poderia Jesus ser julgado na sexta hora e crucificado na terceira? Ou seja, três horas antes?

Eis aí a contradição. Porém como o Pipe explicou, João e Marcos usam de contagem de tempo diferentes. Cada um escreve para uma cultura e povo diferente, portanto, é um pouco óbvio que usariam da contagem de tempo destes povos. Por isso a contradição não persiste.

Nenhum comentário: