Jo 7:39 - E isso disse ele do Espírito, que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.
Jo 20:22 - E, havendo dito isso, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.
At 2:1-4 - Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
O Espírito Santo foi dado antes da ressurreição do Jesus.
Lc 1:41 - E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo,
Lc 1:67 - E Zacarias, seu pai, foi cheio do Espírito Santo e profetizou, dizendo:
Lc 2:25 - Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele.
Descontradizendo:
O que está ocorrendo nos textos é que eles estão falando de dois termos:
1. Permanente:
Jo 7:39 - "E isso disse ele do Espírito, que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado".
Jo 20:22 - "E, havendo dito isso, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo".
At 2:1-4 - "Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem".
Todos estes textos estão falando do Espírito estar no cristão de modo permanente.
2. Apenas para algo específico, nestes casos, profetizar:
Vamos aos contextos:
Lc 1:41 – ”E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo,”
42 – ”e exclamou com grande voz, e disse: Bendita és tu entre as mulheres, e é bendito o fruto do teu ventre!”
43 – ”E de onde me provém isso a mim, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor?”
44 – ”Pois eis que, ao chegar aos meus ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria no meu ventre”.
45 – ”Bem-aventurada a que creu, pois hão de cumprir-se as coisas que da parte do Senhor lhe foram ditas!”
O texto não está falando que o Espírito Santo desceu de forma permanente em Isabel, e sim que veio apenas para revelar a Isabel que Maria estava grávida esperando o Salvador do mundo.
Lc 1:67 – ”E Zacarias, seu pai, foi cheio do Espírito Santo e profetizou, dizendo:”
68 - Bendito o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e remiu o seu povo!"
69 - "E nos levantou uma salvação poderosa na casa de Davi, seu servo,"
70 - "como falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio do mundo,"
71 - "para nos livrar dos nossos inimigos e das mãos de todos os que nos aborrecem"
72 - "e para manifestar misericórdia a nossos pais, e para lembrar-se do seu santo concerto"
73 - "e do juramento que jurou a Abraão, nosso pai,"
74 - "de conceder-nos que, libertados das mãos de nossos inimigos, o servíssemos sem temor,"
75 - "em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida".
76 - "E tu, ó menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque hás de ir ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos,"
77 - "para dar ao seu povo conhecimento da salvação, na remissão dos seus pecados,"
78 - "pelas entranhas da misericórdia do nosso Deus, com que o oriente do alto nos visitou,"
79 - "para alumiar os que estão assentados em trevas e sombra de morte, a fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz".
O texto não está falando que o Espírito Santo desceu de forma permanente em Zacarias, e sim que veio apenas para revelar a Zacarias o ministério de João Batista, seu filho.
Lc 2:25 – ”Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele.
26 - "E fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que ele não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor".
27 - "E, pelo Espírito, foi ao templo e, quando os pais trouxeram o menino Jesus, para com ele procederem segundo o uso da lei,"
28 - "ele, então, o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse:"
29 - "Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra,"
30 - "pois já os meus olhos viram a tua salvação,"
31 - "a qual tu preparaste perante a face de todos os povos,"
32 - "luz para alumiar as nações e para glória de teu povo Israel".
33 - "José e Maria se maravilharam das coisas que dele se diziam".
34 - "E Simeão os abençoou e disse à Maria, sua mãe: Eis que este é posto para queda e elevação de muitos em Israel e para sinal que é contraditado"
35 - "(e uma espada traspassará também a tua própria alma), para que se manifestem os pensamentos de muitos corações".
O texto não está falando que o Espírito Santo desceu de forma permanente em Simão, e sim que veio apenas para revelar a Simão que aquele bebê que ele estava circuncidando era o salvador do mundo.
Conclusão:
Isto se encaixa perfeitamente no que Paulo diz em I Co 12:3 - "Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema! E ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo".
Foi isto que ocorreu com Isabel, Zacarias e Simão. Eles só tiveram revelação porque o Espírito Santo concedeu a eles que vissem o que viram.
Portanto, não há nenhuma contradição. Pois, os textos em Lc falam da era antes da ressurreição.
A ressurreição inaugurou uma nova era para a igreja.
Os demais textos falam da era pós-ressurreição, quando o Espírito Santo foi dado a igreja de forma permanente como nunca antes houvera acontecido na história do povo de Deus.
E apesar dos discípulos já terem o Espírito Santo neles, foi apenas no Pentecostes que a plenitude do Espírito Santo se concretizou na história do povo de Deus.
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