terça-feira, 29 de dezembro de 2009

A FORÇA DOS SANTOS

A revista EPOCA 358 de 28 de março de 2005 traz manchete da capa de frente com o título A FORÇA DOS SANTOS. Nas páginas 60-67 lemos outra manchete A NOVA ONDA DOS SANTOS. O artigo traz os seguintes dados:
"O papa João Paulo II canonizou 482 santos em 26 anos, uma cifra maior que a somada pelos 5 pontífices anteriores.”

No artigo assinado por Ivan Padilla e Federico Mengozzi, lemos: “ Eles saíram dos altares das igrejas e dos oratórios das casas do interior para os grandes centros urbanos brasileiros. Estão em tatuagens, em medalhinhas e escapulários de modernos e descolados, em camisetas e calcinhas de grife, em biografias publicadas por editoras laicas. Mártires de uma causa, exemplos de vida e heróis da fé, os santos cristãos nunca foram tão cultuados – mesmo por aqueles que professam outra religião ou não seguem credo algum. ‘ Os Santos estão na moda, viraram fashion’, ...

Em seguida, lemos mais: “ Os santos católicos são venerados por diversas razões. Para muitos, são intermediários para falar com Deus. “...Devido à própria trajetória, acabaram associados pela crença popular a alguma causa ou necessidade – dessa maneira, São Expedito atende aos pedidos urgentes, São Judas Tadeu cuida das causas perdidas, Santo Antônio zela pelos casamentos, e Nossa Senhora, a figura mais forte do catolicismo depois de Jesus Cristo, representa proteção e esperança. A devoção aos santos, assim, se espalha até mesmo entre evangélicos, que em tese não reconhecem sua existência.” (p. 61) Como o irmão vê esse crescimento de apego aos santos por parte dos católicos brasileiros.

Que comentários o irmão faz a respeito para esclarecimento dos nossos ouvintes?

Resp. Para não ser alongado, quero considerar com os nossos leitores, algumas palavras e expressões que aparecem no texto da revista EPOCA: 1) Os santos católicos são venerados; 2) Para muitos, são intermediários para falar com Deus. 3) São Expedito atende aos pedidos urgentes, São Judas Tadeu cuida das causas perdidas, Santo Antônio zela pelos casamentos, e Nossa Senhora, a figura mais forte do catolicismo depois de Jesus Cristo, representa proteção e esperança; 4) A devoção aos santos, assim, se espalha até mesmo entre evangélicos.

2. O que o irmão esclarece sobre o primeiro tópico com o título:Os santos católicos são venerados. Venerar e adorar não são palavras sinônimas? E adorar imagens não é proibido pela Bíblia? Como a IC responde a essa acusação de idolatria de imagens de santos?

Resp. "A igreja Católica responde da seguinte forma: "Entre o culto que prestamos a Deus e o culto que prestamos aos santos, há uma diferença: que a Deus adoramo-lo pela sua infinita excelência, ao passo que aos santos não os adoramos, mas só os honramos e veneramos como amigos de Deus e nossos intercessores junto a Ele. O culto que prestamos a Deus chama-se LATRIA, isto é, de Adoração, e o culto que prestamos aos santos chama-se Dulia, isto é, de Veneração aos servos de Deus, enfim o culto especial que prestamos a Maria Santíssima chama-se HIPERDULIA, isto é, especialíssima veneração, como Mãe de Deus (Terceiro Catecismo de Doutrina Cristã, Editora Vera Cruz Ltda, 1º edição, agosto de 1976)."

3. Essa explicação dada pela IC encontra apoio na Bíblia?

Resp. Não. Se orar, se ajoelhar, pedir, rezar, andar vários degraus de joelhos, pagar promessa para um santo não for uma ato de adoração, o que seria adoração? Agora me responda se esta oração não é idolatria:
"Meu Jesus, misericórdia.
Doce coração de Maria, sede a minha salvação.
Jesus, Maria, José eu vos dou meu coração e minha alma.
Jesus, Maria, José assisti-me na última agonia.
Jesus, Maria, José, expire a minha alma entre vós em paz.
Amém."
Aí estariam os três tipos de cultos que os católicos prestam a um só tempo: intercalam os nomes de Jesus (culto de adoração), Maria (culto de hiperdulia) e José (culto de dulia). Esse tipo de culto é rejeitado por Deus. A palavra comumente usada para adoração na Bíblia Sagrada é "PROSKYNEO"= (prostrar-se e adorar), não LATRÉIA, veja isso em Mateus 4:10 "Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás (proskyneo), e só a ele servirás (latréia). Tanto o culto de Latria quanto o de dulia, devem ser dados somente a Deus e a mais ninguém. Jesus sendo Deus recebe adoração(MT 28:9) "E, indo elas a dar as novas aos seus discípulos, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés, e o adoraram." (MT 28:17) "E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram."

4. Quanto à segunda observação, que diz, Para muitos, são (os santos) intermediários para falar com Deus. Os santossão intermediários para falarmos com Deus? O que diz a Bíblia?

Resp. Não falamos com Deus ou não oramos a Deus por intermédio dos santos, mas exclusivamente em nome de Jesus.
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." (1TM 2:5)
"E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei." (JO 14:13-14)

5. São apresentados os nomes de vários santos que supostamente responderam pedidos de pessoas necessitadas. Dizem São Expedito atende aos pedidos urgentes, São Judas Tadeu cuida das causas perdidas, Santo Antônio zela pelos casamentos, e Nossa Senhora, a figura mais forte do catolicismo depois de Jesus Cristo, representa proteção e esperança. Isso pode acontecer? Realmente os santos respondem a pedidos dos seus devotos?

Resp. Não. Os santos são pessoas humanas falecidas e que podem estar no céu ou no inferno. Tem consciência de tudo o que ocorre em torno deles, mas não podem ouvir a pedidos de pessoas vivas aqui na terra.
"E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado."(LC 16:26) "E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá." (LC 16:22-25)

Para poder ouvi-los seria necessário que eles fossem oniscientes, ou seja, que pudessem ouvir a todos os pedidos de pessoas da terra que em várias partes invocam o seus nomes. Vejo nisso mais um pecado muito grave que é a tentativa de falar com os mortos, prática mediúnica do espiritismo. A Bíblia é enfática em proibir tal prática. " A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos? À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles." (IS 8:19-20). Devemos, sim, invocar o nome de Jesus em nosso favor e não pedir qualquer coisa aos mortos. "À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso SENHOR Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:" (1CO 1:2). É o nome de Jesus que deve ser invocado e não de qualquer santo.

6. O que dizer sobre o que diz a revista sobre os evangélicos. “A devoção aos santos, assim, se espalha até mesmo entre evangélicos.” Será possível que isso ocorra realmente?

Resp.Sim.É possível. A Bíblia aponta que haveria uma apostasia e tomarmos conhecimento de que os evangélicos estão prestação devoção aos santos, ficamos decepcionados. Diz a Bíblia: (1TM 4:1) "MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;" Tudo isso pela apatia dos evangélicos em não estudar a Bíblia para descobrirem que prestar veneração aos santos é doutrina de demônio. Jesus disse: (MT 22:29) "Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus." E para que não se diga que estou sendo ofensivo aos católicos, a Bíblia declara:
"Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios." (1CO 10:19-20)

Pr. Natanael Rinaldi


Nenhum comentário: