sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

O que Jesus fez depois do seu batismo?

Ele foi para o deserto e foi tentado pelo diabo durante 40 dias.
Mc 1:12-13 - E logo o Espírito o impeliu para o deserto. E ali esteve no deserto quarenta dias, tentado por Satanás. E vivia entre as feras, e os anjos o serviam.

Ele chamou seus discípulos e assistiu um casamento em Caná.
Jo 1:35 - No dia seguinte João estava outra vez ali, na companhia de dois dos seus discípulos.

Jo 1:43 - No dia seguinte, quis Jesus ir à Galiléia, e achou a Filipe, e disse-lhe: Segue-me.

Jo 2:1 - E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus.


Descontradizendo:
Vamos ao contexto de João 1 e 2:

15João testificou dele e clamou, dizendo: Este era aquele de quem eu dizia: o que vem depois de mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu”.

19”E este é o testemunho de João, quando os judeus mandaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe perguntassem: Quem és tu?”

20”E confessou e não negou; confessou: Eu não sou o Cristo”.

21”E perguntaram-lhe: Então, quem és, pois? És tu Elias? E disse: Não sou. És tu o profeta? E respondeu: Não”.

22”Disseram-lhe, pois: Quem és, para que demos resposta àqueles que nos enviaram? Que dizes de ti mesmo?”

23”Disse: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías”.

24”E os que tinham sido enviados eram dos fariseus,”

25”e perguntaram-lhe, e disseram-lhe: Por que batizas, pois, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta?”

26”João respondeu-lhes, dizendo: Eu batizo com água, mas, no meio de vós, está um a quem vós não conheceis”.

27”Este é aquele que vem após mim, que foi antes de mim, do qual eu não sou digno de desatar as correias das sandálias”.

28”Essas coisas aconteceram em Betânia, do outro lado do Jordão, onde João estava batizando”.

29”No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”.

30”Este é aquele do qual eu disse: após mim vem um homem que foi antes de mim, porque já era primeiro do que eu”.

31”E eu não o conhecia, mas, para que ele fosse manifestado a Israel, vim eu, por isso, batizando com água”.

32”E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como uma pomba e repousar sobre ele”.

33”E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo”.

34”E eu vi e tenho testificado que este é o Filho de Deus”.

Obs1: Onde diz aqui que Jesus foi batizado?

Obs2: João está falando no passado: "Eu vi", e não "eu estou vendo".

obs3: Ele também diz: ”E eu não o conhecia...". Isto significa que ele estava conhecendo Jesus naquele momento? Ou que ele não conhecia Jesus até o momento em que o Espírito Santo revelou a ele a pessoa de Jesus durante o batismo (conforme os demais evangelistas)?


O relato de Mateus:
11 - "E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar as suas sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo".

13 - "Então, veio Jesus da Galiléia ter com João junto do Jordão, para ser batizado por ele".

16 - "E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele".

17 - "E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo".

Obs1: João não disse antes do batismo que viria outro que era o Cristo?

Obs2: Não foi logo em seguida ao batismo que o Espírito Santo testificou que Jesus era o Filho de Deus? Então por que no texto de João, parece dizer que ele já havia visto o Espírito testificar que Jesus era o Cristo, e não que naquele momento isto estava ocorrendo?


O relato de Marcos:
7 - "e pregava, dizendo: Após mim vem aquele que é mais forte do que eu, do qual não sou digno de, abaixando-me, desatar a correia das sandálias".

8 - "Eu, em verdade, tenho-vos batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo".

9 - "E aconteceu, naqueles dias, que Jesus, tendo ido de Nazaré, da Galiléia, foi batizado por João, no rio Jordão".

10 - "E, logo que saiu da água, viu os céus abertos e o Espírito, que, como pomba, descia sobre ele".

11 - "E ouviu-se uma voz dos céus, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em quem me comprazo".

12 - "E logo o Espírito o impeliu para o deserto".

13 - "E ali esteve no deserto quarenta dias, tentado por Satanás. E vivia entre as feras, e os anjos o serviam".

Obs1: Tanto Marcos quanto Mateus não falam nada de Jesus ter ido a alguma festa ou recrutado discípulos antes de ser tentado no deserto.

Obs2: Os dois textos deixam claro que os relatos são imdediatos ao batismo. E não como o caso de João que não menciona o batismo de Jesus e parece se tratar mais de um segundo encontro com João Batista do que o primeiro quando este Já estava batizado.


O relato de Lucas
3:
21 - "E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu,"

22 - "e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és meu Filho amado; em ti me tenho comprazido".


4:
1 - "E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto".

2 - "E quarenta dias foi tentado pelo diabo...".

Obs1: Lucas também relata que Jesus foi imediatamente após o batismo levado ao deserto para ser tentado.


Em que os quatro relatos se harmonizam?

1. Mateus, Marcos e Lucas falam que Jesus foi batizado. João não relata o batismo.

2. Mateus, Marcos e Lucas falam que Jesus logo após o batismo foi levado ao deserto para ser tentado. João não relata o período de Jesus no deserto.

3. Mateus, Marcos e Lucas relatam que só depois disso foi que Jesus começo a recrutar seus discípulos. Como João não relata nem o batismo, nem o período no deserto, ele começa seu relato direto ao recrutamento dos discípulos.


Obs: João deixa implícito portanto que Jesus teve um segundo encontro com João Batista depois do Batismo. E então inicia-se o seu ministério.


4. Mateus, Marcos, Lucas e João relatam que os primeiros discípulos de Jesus foram Pedro e André.


Conclusão:
Não há nenhuma contradição, pois, o relato de João se trata de um segundo encontro com João Batista, e não do primeiro encontro quando ocorreu o seu batismo.

Nenhum comentário: