quarta-feira, 15 de junho de 2011

Viva a rainha dos céus ?!?

1) O ensino:

Não terás outros deuses diante de mim.
Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.
(Êxodo 20: 3-6)


 Não vos virareis para os ídolos, nem vos fareis deuses de fundição. Eu sou o SENHOR, vosso Deus. (Levíticos 19:14)


Não fareis para vós outros ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura nem coluna, nem poreis pedra com figuras na vossa terra, para vos inclinardes a ela; porque eu sou o SENHOR, vosso Deus. (Levíticos 26:1)

 Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura. (Isaías 42:8)


2) A desobediência:

 
Todos os artífices de imagens de escultura são nada, e as suas coisas preferidas são de nenhum préstimo; eles mesmos são testemunhas de que elas nada vêem, nem entendem, para que eles sejam confundidos.
Quem formaria um deus ou fundiria uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo?
Eis que todos os seus seguidores ficariam confundidos, pois os mesmos artífices não passam de homens; ajuntem-se todos e se apresentem, espantem-se e sejam, à uma, envergonhados.
O ferreiro faz o machado, trabalha nas brasas, forma um ídolo a martelo e forja-o com a força do seu braço; ele tem fome, e a sua força falta, não bebe água e desfalece.


O artífice em madeira estende o cordel e, com o lápis, esboça uma imagem; alisa-a com plaina, marca com o compasso e faz à semelhança e beleza de um homem, que possa morar em uma casa.
Um homem corta para si cedros, toma um cipreste ou um carvalho, fazendo escolha entre as árvores do bosque; planta um pinheiro, e a chuva o faz crescer.
Tais árvores servem ao homem para queimar; com parte de sua madeira se aquenta e coze o pão; e também faz um deus e se prostra diante dele, esculpe uma imagem e se ajoelha diante dela.
Metade queima no fogo e com ela coze a carne para comer; assa-a e farta-se; também se aquenta e diz: Ah! Já me aquento, contemplo a luz.
Então, do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, prostra-se e lhe dirige a sua oração, dizendo: Livra-me, porque tu és o meu deus. (Isaías 44:9-17)



3) O chamado à reflexão:

 Nada sabem, nem entendem; porque se lhes grudaram os olhos, para que não vejam, e o seu coração já não pode entender.
Nenhum deles cai em si, já não há conhecimento nem compreensão para dizer: Metade queimei e cozi pão sobre as suas brasas, assei sobre elas carne e a comi; e faria eu do resto uma abominação? Ajoelhar-me-ia eu diante de um pedaço de árvore?
Tal homem se apascenta de cinza; o seu coração enganado o iludiu, de maneira que não pode livrar a sua alma, nem dizer: Não é mentira aquilo em que confio? (Isaías 44: 18-20)



4) A advertência:

 
Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. (Gálatas 6:7)


5) A fé do povo está baseada no ensino de homens, quando devia estar pautada na boa, perfeita e agradável vontade de Deus expressa em sua palavra.
 

Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: ANTES, IMPORTA OBEDECER A DEUS DO QUE AOS HOMENS. (Atos 5:29)


6) Se a palavra de Deus afirma que somente ao SENHOR devemos prestar culto, e meros homens dizem que não, e nos apresentam ensino diferente; em que palavra devemos acreditar?

    Mas Pedro e João lhes responderam: JULGAI SE É JUSTO DIANTE DE DEUS OUVIR-VOS ANTES A VÓS OUTRO DO QUE A DEUS; (Atos 4:19)


7) A verdadeira Igreja do SENHOR JESUS CRISTO tem anunciado a verdade, mas o povo permanece rebelde e insiste no erro, julgando-se sábio, conhecedor e já praticante da palavra de Deus, recusando-se a voltar atrás.

  Dize-lhes mais: Assim diz o SENHOR: Quando caem os homens, não se tornam a levantar? Quando alguém se desvia do caminho, não torna a voltar?
POR QUE, POIS, ESTE POVO DE JERUSALÉM SE DESVIA, APOSTATANDO CONTINUAMENTE? PERSISTE NO ENGANO E NÃO QUER VOLTAR.
Eu escutei e ouvi; não falam o que é reto, ninguém há que se arrependa da sua maldade, dizendo: Que fiz eu? Cada um corre a sua carreira como um cavalo que arremete com ímpeto na batalha.
Até a cegonha no céu conhece as suas estações; a rola, a andorinha e o grou observam o tempo da sua arribação; mas o meu povo não conhece o juízo do SENHOR.
COMO, POIS, DIZEIS: SOMOS SÁBIOS, E A LEI DO SENHOR ESTÁ CONOSCO? POIS, COM EFEITO, A FALSA PENA DOS ESCRIBAS A CONVERTEU EM MENTIRA.
Os sábios serão envergonhados, aterrorizados e presos; eis que rejeitaram a palavra do SENHOR; que sabedoria é essa que eles têm? (Jeremias 8:4-9)


8) Como o povo persiste em andar no erro, O SENHOR manda cessar a intercessão e apresenta as conseqüências:

  Tu, pois, não intercedas por este povo, nem levantes por ele clamor ou oração, nem me importunes, porque eu não te ouvirei.
Acaso, não vês tu o que andam fazendo nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém?
Os filhos apanham a lenha, os pais acendem o fogo, e as mulheres amassam a farinha, PARA SE FAZEREM BOLOS À RAINHA DOS CÉUS; e oferecem libações a outros deuses, PARA ME PROVOCAREM À IRA.
Acaso, é a mim que eles provocam à ira, diz o SENHOR, e não, antes, a si mesmos, para a sua própria vergonha?
PORTANTO, ASSIM DIZ O SENHOR DEUS: EIS QUE A MINHA IRA E O MEU FUROR SE DERRAMARÃO SOBRE ESTE LUGAR, SOBRE OS HOMENS E SOBRE OS ANIMAIS, SOBRE AS ÁRVORES DO CAMPO E SOBRE OS FRUTOS DA TERRA; ARDERÁ E NÃO SE APAGARÁ. (Jeremias 7:16-20)


9) Mas as misericórdias do SENHOR se renovam a cada manhã.

  As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. (Lamentações 3:22-23)

10) Por isso, Deus continua anunciando a sua palavra pela boca dos seus profetas, missão que hoje é cumprida pela verdadeira Igreja do SENHOR JESUS CRISTO na terra.

  Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR.
Depois, estendeu o SENHOR a mão, tocou-me na boca E O SENHOR ME DISSE: EIS QUE PONHO NA TUA BOCA AS MINHAS PALAVRAS. (Jeremias 1:8-9)



11) E os profetas de Deus (a verdadeira Igreja de Cristo) continuam a chamar o povo ao arrependimento e a anunciar a sentença de Deus sobre aqueles que permanecem rebeldes, mas o povo mantém-se com o coração endurecido, não querendo ver a verdade.

  Assim diz o SENHOR dos Exércitos, Deus de Israel: Vistes todo o mal que fiz cair sobre Jerusalém e sobre todas as cidades de Judá; e eis que hoje são elas uma desolação, e ninguém habita nelas,
por causa da maldade que fizeram, para me irarem, indo queimar incenso e servir a outros deuses que eles nunca conheceram, eles, vós e vossos pais.
TODAVIA, COMEÇANDO EU DE MADRUGADA, LHES ENVIEI OS MEUS SERVOS, OS PROFETAS, PARA LHES DIZER: NÃO FAÇAIS ESTA COISA ABOMINÁVEL QUE ABORREÇO.
MAS ELES NÃO OBEDECERAM, NEM INCLINARAM OS OUVIDOS PARA SE CONVERTEREM DA SUA MALDADE, PARA NÃO QUEIMAREM INCENSO A OUTROS DEUSES.
Derramou-se, pois, a minha indignação e a minha ira, acenderam-se nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém, que se tornaram em deserto e em assolação, como hoje se vê.
Agora, pois, assim diz o SENHOR, Deus dos Exércitos, o Deus de Israel: Por que fazeis vós tão grande mal contra vós mesmos, eliminando homens e mulheres, crianças e aqueles que mamam do meio de Judá, a fim de que não vos fique resto algum?
POR QUE ME IRRITAIS COM AS OBRAS DE VOSSAS MÃOS, QUEIMANDO INCENSO A OUTROS DEUSES NA TERRA DO EGITO, AONDE VIESTES PARA MORAR, PARA QUE A VÓS MESMOS VOS ELIMINEIS E PARA que vos torneis objeto de desprezo e de opróbrio entre todas as nações da terra?
Esquecestes já as maldades de vossos pais, as maldades dos reis de Judá, as maldades das suas mulheres, as vossas maldades e as maldades das vossas mulheres, maldades cometidas na terra de Judá e nas ruas de Jerusalém?
NÃO SE HUMILHARAM ATÉ AO DIA DE HOJE, NÃO TEMERAM, NÃO ANDARAM NA MINHA LEI NEM NOS MEUS ESTATUTOS, QUE PUS DIANTE DE VÓS E DIANTE DE VOSSOS PAIS.
PORTANTO, ASSIM DIZ O SENHOR DOS EXÉRCITOS, O DEUS DE ISRAEL: EIS QUE VOLTAREI O ROSTO CONTRA VÓS OUTROS PARA MAL E PARA ELIMINAR A TODO O JUDÁ.
Tomarei o resto de Judá que se obstinou em entrar na terra do Egito para morar, onde será ele de todo consumido; cairá à espada e à fome; desde o menor até ao maior perecerão; morrerão à espada e à fome; e serão objeto de maldição, espanto, desprezo e opróbrio.
Porque castigarei os que habitam na terra do Egito, como o fiz a Jerusalém, com a espada, a fome e a peste, de maneira que, dos restantes de Judá que vieram à terra do Egito para morar, não haverá quem escape e sobreviva para tornar à terra de Judá, à qual desejam voltar para morar; mas não tornarão senão alguns fugitivos.
(Jeremias 44:2-14)



12) O povo ainda contradiz a palavra do profeta (verdadeira Igreja de Cristo), mesmo reconhecendo que ela vem de Deus.

  Então, responderam a Jeremias todos os homens que sabiam que suas mulheres queimavam incenso a outros deuses e todas as mulheres que se achavam ali em pé, grande multidão, como também todo o povo que habitava na terra do Egito, em Patros, dizendo:
QUANTO À PALAVRA QUE NOS ANUNCIASTE EM NOME DO SENHOR, NÃO TE OBEDECEREMOS A TI; antes, certamente, toda a palavra que saiu da nossa boca, ISTO É, QUEIMAREMOS INCENSO À RAINHA DOS CÉUS E LHE OFERECEREMOS LIBAÇÕES, COMO NÓS, NOSSOS PAIS, NOSSOS REIS E NOSSOS PRÍNCIPES TEMOS FEITO, NAS CIDADES DE JUDÁ E NAS RUAS DE JERUSALÉM; tínhamos fartura de pão, PROSPERÁVAMOS E NÃO VÍAMOS MAL ALGUM.
MAS, DESDE QUE CESSAMOS DE QUEIMAR INCENSO À RAINHA DOS CÉUS E DE LHE OFERECER LIBAÇÕES, TIVEMOS FALTA DE TUDO E FOMOS CONSUMIDOS PELA ESPADA E PELA FOME.
Quando queimávamos incenso à Rainha dos Céus e lhe oferecíamos libações, acaso, lhe fizemos bolos que a retratavam e lhe oferecemos libações, sem nossos maridos? (Jeremias 44:15-19)



13) A sentença é anunciada:

  Então, disse Jeremias a todo o povo, aos homens e às mulheres, a todo o povo que lhe tinha dado esta resposta, dizendo:
Quanto ao incenso que queimastes nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém, vós e vossos pais, os vossos reis e os vossos príncipes e o povo da terra, acaso, não se lembrou disso o SENHOR, nem lhe andou isso pela mente?
O SENHOR JÁ NÃO PODIA POR MAIS TEMPO SOFRER A MALDADE DAS VOSSAS OBRAS, AS ABOMINAÇÕES QUE COMETESTES; pelo que a vossa terra se tornou deserta, um objeto de espanto e de desprezo e desabitada, como hoje se vê.
Pois queimastes incenso e pecastes contra o SENHOR, NÃO OBEDECESTES À VOZ DO SENHOR E NA SUA LEI E NOS SEUS TESTEMUNHOS NÃO ANDASTES; POR ISSO, VOS SOBREVEIO ESTE MAL, COMO HOJE SE VÊ.
Disse mais Jeremias a todo o povo e a todas as mulheres: Ouvi a palavra do SENHOR, vós, todo o Judá, que estais na terra do Egito:
Assim fala o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel, dizendo: Vós e vossas mulheres não somente fizestes por vossa boca, senão também que cumpristes por vossas mãos os vossos votos, a saber: CERTAMENTE CUMPRIREMOS OS NOSSOS VOTOS, QUE FIZEMOS, DE QUEIMAR INCENSO À RAINHA DOS CÉUS E DE LHE OFERECER LIBAÇÕES. Confirmai, pois, perfeitamente, os vossos votos, sim, cumpri-os.
Portanto, ouvi a palavra do SENHOR, vós, todo o Judá, que habitais na terra do Egito: Eis que eu juro pelo meu grande nome, diz o SENHOR, que nunca mais será pronunciado o meu nome por boca de qualquer homem de Judá em toda a terra do Egito, dizendo: Tão certo como vive o SENHOR Deus.
EIS QUE VELAREI SOBRE ELES PARA MAL E NÃO PARA BEM; todos os homens de Judá que estão na terra do Egito serão consumidos à espada e à fome, até que se acabem de todo. (Jeremias 44: 20-27)



14) Nossa nação (Brasil) tem sido exposta a esse risco, porque tem adorado e prestado culto àquilo(aquela) que não é Deus, portanto não é digno(a) de ser adorado(a). Pois só devemos adorar a Deus, não importando o que digam que podemos alcançar se adorarmos e nos prostarmos perante outro(a) que não O SENHOR.

    Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: AO SENHOR, TEU DEUS, ADORARÁS, E SÓ A ELE DARÁS CULTO. (Mateus 4:8-9)


15) Deus sustenta aos que permanecem fiéis a ELE.

    Com isto, o deixou o diabo, E EIS QUE VIERAM ANJOS E O SERVIRAM. (Mateus 4:10)


16) Há esperança para esta nação rebelde e infiel a Deus.

    se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, E ME BUSCAR, E SE CONVERTER DOS SEUS MAUS CAMINHOS, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. (II Crônicas 7:14)


Feliz a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo que ele escolheu para sua herança. (Salmos 33:12)

Nenhum comentário: