terça-feira, 14 de junho de 2011

Por que ir ao Santo quando se pode ir a Deus?


Há um ditado entre os católicos que caem em si sobre a prática de rezar a “santos” (através de imagens), quando dizem: “Por que ir ao “santo” se posso ir direto a Deus?” . Isso dizem ao perceber que não há razão de se reportar a um “intermediário”, o qual nem se sabe quão eficiente é, para chegar a Deus (quem realmente pode fazer algo coisa por nós), pois o caminho a Ele foi aberto a qualquer ser humano na morte de Jesus – “O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. – João 1:29.
Verdadeiramente, quando dizem isso essas pessoas estão certas, pois o próprio Jesus  disse: “Eu Sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim”. – João 14:6. E sabemos que Jesus é Deus encarnado. Portanto, ao reportar-se a Jesus para chegar-se ao Pai vai-se diretamente a Deus.
De fato, a Bíblia diz em Êxodo 20:4 a 6: “Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos”.
Portanto, é perda de tempo fazer orações, petições e pagar promessas a imagens de santos, pois só Deus pode fazer qualquer coisa por nós e é-nos permitido chegar diretamente a Ele por intermédio de Jesus, que é Deus e também nosso intercessor. De mais a mais, nenhum santo há mesmo em condição de interceder por qualquer ser humano que seja, primeiramente porque “todos pecamos e todos carecemos da intercessão de Jesus”, inclusive os santos, os quais aguardam na terra a doce esperança da volta de Cristo. Sendo assim, se um santo fosse interceder por nós, o faria diante de Jesus, que é Deus, e Ele intercederia diante do Pai pelo santo que intercedia por nós. Entretanto, a Jesus podemos nos reportar diretamente, sem precisar de santo. Em segundo lugar, o santo precisaria estar vivo e ter consciência para poder interceder por nós. Todavia, a Bíblia diz enfaticamente  que não há consciência, tampouco trabalho, sentimento ou o que quer que seja no túmulo – palavra equivalente a inferno (ou região dos mortos) em hebraico. – Eclesiastes 9:5 a 10. E prova de que os mortos estão tão mortos quanto as pedras está também na Bíblia, em Ezequiel 18, onde diz: “Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá”. E a mesma Bíblia diz que todos pecamos e todos carecemos da glória de Deus. – Romanos 3:23.
Logo, quem ora para imagens pensado que são condutos de suas orações aos santos, ora meramente para a estátua e sua oração ali termina, pois não há vida nenhuma nela e tampouco ela faz ligação com santos, pois todos eles aguardam nos túmulos (inconscientes)  “a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, (…)”.
Inclusive, de forma clara e objetiva, Deus condena qualquer tentativa de falar, consultar e pedir o que quer seja aos mortos (Isaías 8:19) simplesmente pelo fato de que é inútil e também porque Ele se põe a nossa inteira disposição para que O consultemos diretamente e peçamos-lhE tudo, pois Ele está pronto para nos dar tudo o que nos convém. Por outro lado, nos proibindo de tentarmos nos comunicar e fazer petições aos mortos Ele evita que sejamos alvo de zombaria, pois não há morto capaz de nos ouvir, sendo que a própria Palavra de Deus diz que “os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma”. E essa mesma Palavra esclarece que as entidades que se manifestam diante das pessoas com aparência, voz e assuntos de quem essas pessoas conheceram nada mais são do que “espíritos de demônios” – anjos caídos, que Apocalipse diz que foram expulsos do céu na rebelião iniciada por Lúcifer. – Apocalipse 12:7 a 9. E essas entidades amam abusar dos seres humanos, fazendo-os passar por palhaços, causando-lhes dor, sofrimento e morte. Assim os demônios atingem a Jesus, que morreu para preservar nossa dignidade.
De igual modo, usando intercessores (os pseudo espíritos dos mortos, que estão impedidos pela inércia de intervir) os espíritas pretendem chegar a Deus e usufruir Suas bênçãos. Muitos o fazem sinceramente enganados, pois dão ouvidos e crêem em pessoas cuja prática espiritual não se baseia na verdadeira fonte. E esses que neles crêem aceitam o que dizem sem aferir a veracidade na Palavra de Deus – a Bíblia. Muitos, porém, o fazem por teimosia e orgulho, pois fecham de propósito os ouvidos e a razão para quantos lhes chegam na intenção de levá-los a raciocinar a lógica e a coerência da Bíblia, bem como a realidade de que ela é a maior e mais autenticada autoridade em assunto de espiritualidade. Muitos desses refutam a palavra da Bíblia dizendo que não se pode entendê-la como está escrito, pois é metafórica, escrita através de símbolos, os quais, dizem, não se pode compreender. Ora, é comum aos pesquisadores aplicados verificar todas as fontes e, especialmente as que seus mestres lhes omitem, pois essas despertam maior curiosidade. Ao contrário desses, porém, os espíritas, que têm a si como mais racionais e inteligentes que os outros crentes, ouvem dizer que a Bíblia é metafórica e impossível de ser entendida e aceitam esse o fato sem a menor tentativa de averiguá-la, investigando para ver se é mesmo assim, mesmo que seja por mera curiosidade. E satisfazem as suas inteligências de maneira tão simples, certos de que a Bíblia é mesmo incompreensível, embora tantos exemplares circulantes e o número tão elevado de pessoas que tentam entendê-la. E aceitam de maneira tão passiva que é impossível a inteligência espírita comum desvendar nela qualquer coisa. E,  para compreendê-la, abrem mão da inteligência que se arrogam possuir e confiam em seus intérpretes, Alan Kardec, através do Evangelho Segundo o Espiritismo, e Chico Xavier.
É verdade, entretanto, o que dizem? Como saber, se não investigarmos pessoalmente?
Ora, quando se vai numa repartição e o atendente não resolve o problema, sempre se pede falar com seu superior. Em geral as pessoas pensam como os católicos, que seria melhor ir direto a Deus em vez que ficar batendo de frente com os santos. Todavia, os espíritas, que se dizem mais inteligentes que os demais crentes, satisfazem-se com as explicações dos secretários em vez de conferirem sua veracidade diretamente na palavra daquEle em nome de quem eles falam. Por isto reverenciam, falam e encaminham suas súplicas e petições aos espíritos de mortos (os quais eles sabem que podem ser bons ou maus, mas a Bíblia diz que são espíritos de demônios), quando Deus está à sua inteira disposição e eles podem ter acesso diretamente a Ele através de Jesus Cristo, que a Bíblia chama de Palavra de Deus, sendo que quem lê a Bíblia – Palavra de Deus, vê a Jesus, pois Ele é a Palavra de Deus expressa através da Bíblia e a Palavra de Deus é Ele.
Sendo assim, só se tem a Jesus Através da Bíblia e de algum outro livro que esteja de acordo com ala. Todavia, só saberemos se o que lemos está de acordo com a Palavra de Deus se lermos também a Bíblia. Quanto a mim, ao ler O Evangelho Segundo o Espiritismo e o Livro dos Espíritos não vi nenhuma interpretação da Bíblia, tampouco alguma concordância com ela nessas obras. Mas aos espíritas sinceros não convém aceitar passivamente esta minha sentença confiando no que digo. Devem tomar a Bíblia e lê-la, investigando para ver se digo a verdade. Com toda certeza o Espírito do Senhor os guiará a toda a verdade.

Nenhum comentário: