quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Congregação Cristã no Brasil I

Todos nós sabemos do costume dos adeptos da Congregação Cristã no Brasil (CCB) de se saudarem com a paz de Deus apenas entre eles. Tanto que, não raro, numa conversa com um desses membros, você notou que quando chega um outro da CCB, ele diz a você "como vai" e ao irmão de igreja dele "paz de Deus". Por que isso acontece? Entre as muitas respostas que obtive da parte de tais CCBistas, posso destacar algumas:

"É que como acreditamos ser a igreja que mais faz a vontade de Deus e que tem a única doutrina correta, então costumamos nos saudar apenas entre nós mesmos."

"Desde que nosso irmão Francescon foi usado por Deus para criar a CCB, a graça de Deus tem sido manifesta nesta irmandade. Então, nós saudamos apenas quem pertence a ela."

"Nossa doutrina baseia-se tudo certinho no que a Bíblia diz. Então, vamos supor, quem está fora dessa doutrina, não pode merecer a paz de Deus."

"As outras igrejas estão repletas de erros. A Congregação Cristã é a única que adere à doutrina de Cristo fielmente."

Como lidar com os adeptos da CCB que pensam assim? Tenho sugerido que os irmãos bondosamente argumentem da seguinte forma com eles:

Abordagem 1

Na sua opinião, Jesus nos ensinou a identificar uma única placa religiosa, ou aqueles que são discípulos de Jesus e filhos de Deus? (Espere uma resposta.) Então, gostaria de ler com você alguns versículos. Por exemplo, lemos em João 13:34, 35 o seguinte:

"Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros." - João 13:34, 35.
No seu modo de entender, precisamos amar uns aos outros. O que você acha? (Espere uma resposta afirmativa.) Esse texto mostra que quem ama é reconhecido como discípulo de Jesus. E em Cristo Jesus, eu amo sua vida, meu querido (minha querida). Eu aceitei Jesus como o meu Salvador, e pela Graça e Misericórdia de Deus, posso considerar como meu irmão pessoas que receberam Jesus nas suas vidas. Assim, o que Jesus fez por mim e por você é muito mais importante do que placas de religião. O que acha de nos considerarmos como irmãos em Cristo, mesmo sendo dedenominações diferentes?

Abordagem 2

Tenho percebido que vocês não nos cumprimentam com a paz de Deus. Por quê? (Espere uma resposta.) Agradeço sua resposta. Mas gostaria de ler com você na Bíblia as seguintes palavras de Jesus:

"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus." - Mateus 7:21.
Conforme você percebeu, os salvos são aqueles que fazem a vontade de Deus, ou aqueles que pertencem a uma determinada denominação? (Espere uma resposta.) Em todas as igrejas cristãs, existem pessoas que fazem a vontade de Deus. Mas nunca conseguimos fazer cem por cento dela, porque somos imperfeitos. Portanto, nem você, nem eu, fazemos plenamente a vontade dEle. Mas eu e você amamos o que Jesus Cristo fez por nós, ou seja, morreu para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha vida eterna. (João 3:16) Assim, creio que nós dois poderíamos nos saudar, pois amamose temos fé no mesmo Jesus. Oque acha?

Abordagem 3

Aqui no Brasil, os membros da CCB se consideram uma irmandade que possui a única doutrina correta. Em outros países, isso não ocorre. Por exemplo, existem igrejas da CCB que aceitam os evangélicos como irmãos em Cristo.

Você sabia disso? (Espere uma resposta.) Bom, respeito sua opinião, mas pense no que Jesus disse.Observe:

"Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus." - Mateus 10:32.
Quando Jesus disse isso, não havia a CCB. A CCB foi fundada em 1910, por Louis Francescon. Assim, desde aproximadamente o ano 30 d.C., para alguém ser salvo (ou paraque Jesus confessasse o nosso nome perante o Pai), nunca foi necessário ser parte da CCB, mas confessar a Jesus diante dos homens. Assim, não faz sentido crer que, a partir de 1910, Deus mudou de idéia, e passou a salvar apenas pessoas que estão na CCB, sendo que em todas as igrejas cristãs continuam havendo pessoas confessando Jesus diante de todos. É por isso que hoje há muitas pessoas na CCB esperando mudanças e nos chamando de irmãos em Cristo Jesus. Gostaria de me considerar seu irmão em Cristo?

Vencendo o proselitismo da CCB

Não raro, os membros da CCB nos abordam com declarações do tipo: "Vamos conhecer a Palavra?" ou "Vamos conhecer a verdade?" Os cristãos precisam saber responder a essas investidas, ajudando essas pessoas a concluir que a Verdade e a Palavra de Deus não são exclusividade dessa organização. Observe como você pode responder:

Abordagem 4

"Eu agradeço a você o convite de conhecer a Palavra. Todavia, a Palavra de Deus é a Bíblia. E muito antes de sua denominação surgir, desde antes de Cristo, essa Palavra era lida e ensinada. Nos dias de Jesus, veja o que ele disse:

"A tua Palavra é a verdade." - Ler João 17:17.

Em nossas igrejas, lemos essa Palavra. Acreditamos no poder dela em nossas vidas. Veja como a Bíblia me ajudou a ser uma pessoa melhor. (Dê o seu testemunho de como a Bíblia lhe ajudou a ser uma pessoa melhor.) Acha mesmo que só na CCB a Palavra de Deus é ensinada, se nas igrejas cristãs a Bíblia tem se mostrado viva e poderosa na vida de tantas pessoas?

Abordagem 5

"O que seria a verdade para você? (Espere uma resposta.) Entendo seu ponto de vista. A verdade, de acordo com a Bíblia, é Jesus, não uma denominação fundada em 1910. Veja esse texto, que são palavras do nosso Jesus:

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida." - João 14:6.

Assim, você realmente crê que além de Jesus, existe outra verdade, ou seja, a sua igreja? (Espere uma resposta.) Bem, a verdade prá mim é só Jesus. E desde que aceitei a Cristo, Ele mudou o meu viver. Minha denominação não é perfeita, a sua também não é. Perfeito é só Jesus. A Bíblia diz que só Deus é verdadeiro. (Romanos 3:4) Portanto, precisamos servir juntos ao verdadeiro Jesus, em vez de desprezarmos as pessoas que amam e servem a Ele, só porque pertencem a outra denominação cristã.

Conclusão

Todos os movimentos sectários retiram Jesus do centro. Eles desejam se promover como a única verdade. Ao evangelizarmos adeptos da CCB, é importante enaltecermos o nome de Jesus. Não devemos ser ofensivos. A Bíblia diz que nossa linguagem deve ser "sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um". (Colossenses 4:6) Os CCBistas questionarão muito as nossas denominações. Proponho ouvi-los, e num espírito de amor, raciocinar com eles.

Um comentário:

Romário disse...

Foi dito:

"Todos os movimentos sectários retiram Jesus do centro. Eles desejam se promover como a única verdade. Ao evangelizarmos adeptos da CCB, é importante enaltecermos o nome de Jesus. Não devemos ser ofensivos. A Bíblia diz que nossa linguagem deve ser "sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um". (Colossenses 4:6) Os CCBistas questionarão muito as nossas denominações. Proponho ouvi-los, e num espírito de amor, raciocinar com eles. "

Resposta: Ainda bem, pois que o Senhor Jesus é o centro da nossa pregação, tanto é que, dentro dos templos da CCB, bem no "CENTRO" está escrito: "EM NOME DO SENHOR JESUS".

A verdade é Cristo Jesus, não pregamos a nós mesmos, isso está devidamente escrito em nosso resumo básico de fé que a salvação só é através de Jesus Cristo, em ninguém mais.

Veja a incoerência:

"ao EVANGELIZARMOS adeptos da CCB"[...].

Com isto o autor está insinuando que não somos... 'evangelizados'; tss!Tss!

Sabe, eu estava conversando com um "presbítero"(ancião) da AD, quando surgiu uma Assembleiana que saudou o presbítero com a "Paz do Senhor" e a mim com um..."OI"!Como vê, o mesmo ocorre com membros da AD com outros que não são Assembleianos.

Tenho amigos Presbíteros da Assembléia de Deus, nós conversamos muito acerca das grandesas de Deus, tudo dentro da ética, é uma maravilha!

Um forte abraço fraternal.

Romário.

Email para contato: sakaledah@yahoo.com.br