terça-feira, 10 de novembro de 2009

Para os Adventistas Leigos, Qual é a Igreja Verdadeira?

Ricardo Nicotra responde:

As vezes eu tenho a impressão de que as pessoas imaginam que o ingrediente necessário para uma igreja crescer, ter sucesso e ser considerada a “Igreja Verdadeira” é simplesmente ter uma coleção de crenças fundamentais bem organizadas e um conjunto de bons teólogos com bons argumentos para defendê-las.

Este é um paradigma de sucesso denominacional falso herdado da IASD. No passado acreditávamos na IASD pelo fato de entendermos que ela era a única que tinha a verdade em termos doutrinários. “A IASD tem todas as doutrinas verdadeiras, portanto é a legítima representante de Deus nesta terra”, pensávamos.

Após perceber que a IASD bem como as outras denominações têm seus furos doutrinários, comecei a me libertar deste paradigma que exige plenitude na compreensão doutrinária para reconhecer qual seja a igreja verdadeira. Hoje começo a ver por outro aspecto.

Pediram-me para listar pontos importantes que uma igreja que pretende representar a vontade de Deus deve possuir. Perguntaram-me também como conseguir a unidade entre os verdadeiros servos de Deus que mantêm interpretações diferentes sobre uma ou outra profecia ou parte da Bíblia. Entendo que os pontos importantes e comuns sobre os quais devemos construir nossa unidade seriam os seguintes:

(1) Uma declaração de fé simples que inclua a crença num único Deus verdadeiro, o Pai, e a crença que a salvação vem através do Filho de Deus, o Messias, Jesus Cristo. A pregação do amor manifestado por Cristo tem o poder de unir. A ênfase doutrinária não deve estar no credo escrito no papel, mas na religião prática, na adoração, no serviço ao semelhante, nos ministérios de ensino, assistência e desenvolvimento do ser humano, na lei escrita no coração de cada crente verdadeiro.

(2) Uma estrutura administrativa enxuta e baseada no trabalho voluntário. Isso inclui a administração financeira com transparência investindo naquilo que é essencial e importante.

Nós, os líderes da igreja, existimos para beneficiar as pessoas. O que formos produzir em termos de literatura, treinamento, desenvolvimento e compreensão teológica de pontos doutrinários deve ser usado para o benefício direto do povo. Nossas doutrinas devem ser poucas e simples. Nossa administração deve ser enxuta e ágil. Devemos gastar tempo e recursos só naquilo que é pão.

Acho que não devemos "vender" a igreja como sendo a provedora de todas as explicações teológicas e proféticas. Jamais conseguiríamos entregar o produto prometido. A IASD se posicionou no mercado da fé como a única fornecedora autorizada da verdade de Deus. Descobrimos que ela falha em sua proposta. Ela não tem respostas para tudo e já ficou claro que muitos “produtos” que ela entrega estão com defeito de fabricação. Mesmo assim ela continua produzindo tais produtos porque eles têm sua marca registrada e agora é tarde para mudar o paradigma.

Esta postura tem que ser revista. As pessoas não podem olhar para a nossa igreja achando que ela é agora a fornecedora de toda a verdade de Deus e que tem explicação para todas as profecias e tem todas as doutrinas verdadeiras. Se tentarmos vender esta imagem logo muita gente vai nos chamar de mentirosos e enganadores como fazem hoje com a IASD. Assim como a IASD nós também não temos resposta para tudo, mas devemos ser diferentes no seguinte aspecto: Não vamos oferecer ou prometer ao povo um produto que não temos. Só podemos oferecer o que temos. E o que temos?

Creio que o grande valor da igreja não está no conjunto de doutrinas ou na sua estrutura organizacional ou na sua capacidade financeira de proclamar sua mensagem. O grande ativo da igreja são as pessoas que voluntariamente dedicam-se a desempenhar um ministério semelhante ao de Cristo. Aliás, a igreja deve se orientar pelo ministério de Cristo. Ele não foi um teólogo que explicou todas as profecias do VT, não foi um mestre que entrou em detalhes na explicação de cada símbolo de Daniel. Quando citou o livro de Daniel em Mateus 24 ele simplesmente disse "quem lê, entenda". Mas não se propôs a explicar. Que Mestre é esse que cita Daniel e não explica? Ele não explicou porque seu foco era outro. Ele não veio para fornecer todas as explicações proféticas e teológicas. Cristo veio para sentir a necessidade humana na pele, veio para demonstrar o amor do Pai, veio para consolar o abatido, veio para libertar o preso, veio para cumprir tudo o que Isaías escreveu e que o próprio Cristo leu diante de todos quando num sábado entrou na sinagoga.

Nossa missão é usar todos os recursos que temos: dons, tempo, dinheiro, saúde, força, etc.... para levar o povo para mais perto de Deus. Tenho tentado fazer isso através dos devocionais do site www.igrejacrista.com, mas isto tem um escopo bem limitado. As pessoas têm que ser transformadas por Deus e nós podemos ser o instrumento.

Eu não quero que você entenda que condeno o estudo profundo das profecias, das várias traduções da bíblia, do sentido original das palavras. Eu mesmo gosto deste tipo de estudo, mas tento não investir muito nisso a ponto de exaurir meu tempo e não ter condições, por exemplo, de escrever o devocional diário.

Nossa estrutura, como sabemos, está baseada no trabalho voluntário. Nossa equipe é formada por pessoas que têm trabalho secular e também atuam na obra de Deus. Isso significa tempo limitado. Portanto temos que fazer um ótimo uso do pouco tempo que temos. Temos poucas balas na pistola. Não dá para mirar no alvo errado. Se acharmos que nossa missão é decodificar todas as profecias bíblicas e redefinir com precisão todas as doutrinas bíblicas formando um novo credo completo e impecável acabaremos deixando de fazer aquilo que Cristo mais espera de nós que é mostrar ao povo os fundamentos do Reino de Deus.

Acho que é hora de mudar o paradigma. A igreja verdadeira não é aquela que supostamente tem toda a luz sobre todas as verdades bíblicas e que tem a explicação para todas as profecias em seus detalhes.

A igreja verdadeira é o conjunto de pessoas de qualquer denominação que, mesmo não tendo toda a luz e não sabendo decifrar plenamente todas as profecias bíblicas, mantêm uma religião prática buscando viver conforme o exemplo dado por Cristo. A igreja verdadeira é o conjunto de pessoas de todo o mundo que busca na Palavra de Deus luz não para obter um conhecimento teórico de uma doutrina que por si só a faz detentora de uma luz especial, mas são as pessoas que buscam luz em Sua Palavra para melhor compreender a vontade de Deus para sua vida.

Igreja verdadeira não é aquela que vive para saber tudo, mas aquela que vive tudo que sabe. Se a igreja deixou de viver aquilo que sabe, deixou de ser verdadeira.

Nenhum comentário: