terça-feira, 10 de novembro de 2009

Mentiras da Igreja Verdadeira

Todo mundo que conheço ficou chocado com o que aconteceu numa igreja adventista da cidade de Joinville, Santa Catarina.

Pelo fato de ter ocorrido uma tragédia que poderia ter ocorrido em qualquer igreja resolvi inicialmente não comentar o assunto. Porém, os desdobramentos da tragédia nos confirmam outra tragédia. O fato comprovou o desmoronamento da própria igreja.

Logo de início os jornais, inclusive o Jornal Nacional, destacaram que alguém havia se identificado como pai e levado a criança da sala das monitoras. Porém, quando o suposto criminoso confessou o crime ele confessou que havia apanhado a menina sozinha ao lado da igreja.

No caso não foi apenas mais uma mentira interna daquelas que estamos acostumados a ouvir, foi uma mentira retransmitida para todo o mundo, inclusive pelo presidente da Associação em entrevista à Rádio CBN de Florianópolis.

Por que essa suposta mentira? Provavelmente algum líder orientou a monitora a mentir para que a responsabilidade do fato não recaísse também sobre a igreja. Não deu certo e com o depoimento do criminoso revelou-se essa segunda mentira.

A primeira mentira foi quando os "pastores engravatados" dirigiram-se à mãe da pequena vítima e disseram que a morte ocorrera por uma queda no tanque batismal. Não sabemos se na hora em que contaram isso para a mãe já tinham notícias do que, de fato, havia ocorrid. Mas a notícia nos deu a impressão de que se a polícia não tivesse levantado a questão do crime essa versão é que iria prevalecer.

A terceira mentira surgiu na nota oficial. Nela a denominação informava que estava tomando todas as providências necessárias para o esclarecimento do crime. Ora se a monitora mentiu quanto ao fato de que alguém havia se declarado pai da criança e essa versão foi sustentada pelos líderes inicialmente, então a igreja não estava colaborando para o esclarecimento dos fatos, mas sim estava colaborando para manter neutra a imagem da igreja.

Outra mentira estarrecedora é o boato que supostamente os membros da igreja estavam transmitindo de que a mãe da menina provavelmente tinha colaborado com o crime por interesse em pedir indenização! Não se pode dizer que isso seja calúnia "dos sites de oposição" pela Internet porque quem denunciou isso foram os jornais seculares...

Outro detalhe estarrecedor que parece mentira: a igreja está sendo inaugurada com a presença de mais de duzentas pessoas, o criminoso bêbado entra na igreja, agarra a menina, leva a vitima de um lugar para outro, comete o hediondo crime e ninguém viu ou ouviu nada! Nem recepcionistas, nem diáonos, nem o pessoal que se preparava para "entrar em cena..."

No site tido como oficial www.advir.com.br, existe uma entrada intitulada “Notícias da IASD veiculadas na mídia secular”. Fui consultar o site para ver as notícias sobre o caso e descobri que não existe nenhuma porque a última noticia é de 10/10/2006. Parece que já estão querendo esconder a tragédia.

Li aquele relatório da igreja sobre como administrar crises e em um dos tópicos é ensinado que para todos os fatos existem duas versões: a que deve ser passada internamente e a que deve ser transmitida externamente.

Proibir o Ennis Méier de adentrar a biblioteca da Conferência Geral também é uma forma de tentar esconder a verdade. Na maioria das igrejas ninguém comenta a existência dos sites do Robson Ramos e do Ennis Méier, mas as lideranças comentam as notícias entre si.

Tivemos a participação adventista nas guerras, tivemos o caso Ruanda, tivemos a mudança da doutrina da trindade, temos toda essa lavagem cerebral trinitariana, agora tivemos as mentiras de Joinville, não podemos esquecer as declarações no processo de Poá, tivemos as alterações nos livros da denominação... A tragédia do atual adventismo é misturar a verdade com a mentira.

O povo de Israel também era o único povo de Deus, mas misturou a verdade com a mentira, cometeu idolatrias e deixou de ser o povo escolhido e tornou-se o povo da diáspora. Daqui a alguns anos, serão esquecidos os jornais seculares que noticiaram todas as mentiras da IASD no caso da morte da criança inocente e a IASD formulará uma versão oficial omitindo a responsabilidade da igreja e todos acreditarão em mais uma "verdade" revelada pela IASD.

“Ouvi outra voz do céu, dizendo: Retirai-vos dela , povo meu, para não serdes cúmplices em seus pecados, e para não participardes dos seus flagelos”. (Apocalipse 18:4).

E ainda existem pessoas que têm coragem de dizer no púlpito que a atual IASD é a única igreja verdadeira, a menina dos olhos de Deus, o único objeto na terra a que Deus concede atualmente Sua suprema atenção. Israel também era. -- Leitor.com


Prezado "Leitor.com"

Lendo o artigo acima não pude deixar de conter minha irritação. É impressionante como esta igreja consegue manter todo o clero e os seus súditos, incluindo os membros, numa nuvem de bonança e tranqüilidade. Você pergunta às pessoas e ninguém sabe de nada. O mundo aqui fora está pegando fogo, enquanto lá dentro (da igreja) eles só sabem dizer que tudo está escrito. Isso tem que acontecer. A Igreja tem de passar por esta crise. Então concluem que tudo o que está acontecendo de horrível neste mundo é da vontade de Deus.

Quando surge uma crise interna, suas mentes estão tão lavadas, que eles acreditam que é natural que assim seja. É natural que a igreja esteja envolta num mar de lama. É natural que os pastores sejam gananciosos e preocupados com suas vidas particulares, como enviar seus filhos para as “melhores universidades”, comprar seus carrinhos zero quilômetro, construir suas casas de veraneio, gozar boas férias com a família todo início do ano. Viajar para o exterior, muitas vezes acompanhados da esposa e filhos. Alugar seus apartamentos nos melhores bairros da cidade. Tudo isso é muito normal.

É normal também que os membros passem grandes necessidades e mesmo assim tenham que separar o dízimo para entregar aos cofres duma instituição religiosa que está entre as mais ricas do mundo. Os escândalos estão acontecendo e os fiéis defendem seus líderes com unhas e dentes.

Lembram do Jim Jones e o suicídio em massa nas fronteiras da Venezuela em 1978? Pois bem, não fiquem impressionados se um dia acontecer qualquer coisa parecida com alguma congregação adventista. Infelizes dos irmãos que tanto amo. Criticam tanto as outras igrejas que só fazem o que os pastores mandam, mas eles próprios estão cegados pelo que os pastores ensinam. O pastor é a lei.

Infelizmente, muitos dos membros da IASD não vão ler este artigo, pois estão proibidos de entrar na internet, que "é coisa do diabo".

Ouvi isto numa reunião administrativa para anciãos: - “Nunca entrem nos sites que criticam a Iasd”. Mas fico contente, pois sei que a liderança lê.

E aqui vai um recado meu para o pastor da igreja de Jardim Primavera:

Faz quase três anos que estou afastado da igreja e ainda não recebi nenhuma visita sua!

E olha que eu era primeiro ancião, tesoureiro, diretor de lar e família, diretor de comunicação, diretor missionário, professor da escola sabatina, pregador missionário, instrutor bíblico, dentre outras; se é que isso seja importante para vocês.

Deve ser, pois trabalhamos duro para tapar o buraco que vocês deixam. Pensando bem, acho que não fazem muita falta ao trabalho missionário; gerenciar igrejas não é o mesmo que pregar o evangelho.

Fica aqui a minha indignação e me perdoem mais uma vez àqueles que são sinceros de coração, pois ainda existe um povo fiel dentro de todas as igrejas, inclusive da adventista. Mas lembrem-se, sinceridade, por si só, não salva ninguém. A salvação está em Cristo, o Filho do Deus Vivo. Para ser salvo não precisa professar nenhuma religião. Basta somente e tão somente, confessar o Senhor Jesus como o seu legítimo e fiel Salvador diante de todos os homens. Feliz Sábado! -- Edson Gomes

Nenhum comentário: