quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Leia que lá vem a Historia

O catolicismo a Luz da bíblia?



Doutrinas católicas romanas examinadas somente à luz das Escrituras


Compilação por Keith L. Brooks, D.D.
Tradução por Valdenira N.M. Silva, out.

A Bíblia, as Escrituras são a autoridade única e final a ser lida entendida crida e obedecida por todos, a autoridade não é as tradições e interpretações da igreja católica apostólica romana, nem os apócrifos



1. As Escrituras - a questão da autoridade final

1.1. Doutrina Romanista:

As Escrituras do Velho e Novo Testamento formam somente uma pequena parte da Palavra de Deus. Elas são suplementadas por outros escritos igualmente inspirados. (Os livros apócrifos e as tradições apostólicas e eclesiásticas.)

São permissíveis adições à Palavra de Deus?

Pro 30:5-6; Apo 22:18-19; Deu 4:2
5 Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. 6 Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso. (Provérbios 30:5-6 ACF - Almeida Corrigida, Fiel ao texto original, o Textus Receptus)

18 Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;

19 E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro. (Apocalipse 22:18-19 ACF)
Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que eu vos mando. (Deuteronômio 4:2 ACF)

Se uma escrita contradiz as Escrituras, pode ela ser de Deus?

Isa 8:20 Å lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles. (Isaías 8:20 ACF)


São os livros apócrifos inspirados?

Nenhuma letra deles jamais foi incluída [pelos judeus] no Cânon do Velho Testamento. Não foram citados por Cristo, nem pelos apóstolos. Não reivindicam nenhuma inspiração. Alguns de seus escritores negam que os livros sejam inspirados. Estes contêm doutrinas que contradizem as Escrituras. Não eram considerados inspirados pela Igreja Católica Romana até o Concílio de Trento (1564).

São as tradições inspiradas?

Nunca se tinha ouvido falar de tal alegação até que monges [gradativamente] a lançaram na metade da Idade Média [em torno do século IX]. Nunca foram incluídas nas Escrituras. Contradizem as Escrituras. A maioria das doutrinas proeminentes do Catolicismo Romano é fundamentada apenas nas tradições.

Mat 15:3,6,9
Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição? (Mateus 15:3 ACF)

E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus. (Mateus 15:6 ACF)

Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens. (Mateus 15:9 ACF)

1.2. Doutrina Romanista:

As Escrituras têm de ser entendidas somente como a Igreja as interpreta. Elas contêm passagens propícias a serem mal interpretadas pelos leigos, para a destruição deles.

É o estudo individual da Bíblia essencial para o crescimento cristão?

1Ped 2:2; Atos 17:11; Joa 5:39; Jos 1:8 2Ped 1:19 Apo 1:3
Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo; (1 Petro 2:2 ACF)

Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalónica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. (Atos 17:11 ACF)

Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; (João 5:39 ACF)

Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. (Josué 1:8 ACF)

E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações. (2 Petro 1:19 ACF)

Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. (Apocalipse 1:3 ACF)

Tem o crente que ter a Bíblia interpretada para ele por algum homem?

2Ped 1:20; Joa 16:13-14
Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. (2 Petro 1:20 ACF)

13 Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. 14 Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar. (João 16:13-14 ACF)

1.3. Doutrina Romanista:

A Igreja Católica é a guardiã da Palavra de Deus e foi através dela que as Escrituras foram recebidas.

De onde veio a Bíblia?

Das igrejas primitivas e apostólicas (A Igreja Católica não existia até o século VI). O Vaticano tomou posse de um dos mais antigos manuscritos, mas há muitos outros manuscritos antigos.

Os protestantes rejeitam a Bíblia do Vaticano como corrompida?

[isto é, rejeitam as Bíblias baseadas na Vulgata de Jerônimo, cujo Novo Testamento muitas vezes se desvia do Textus Receptus para seguir manuscritos alexandrinos?]

Não, ela é considerada como baseada em um dos melhores manuscritos . Não haveria protesto se os romanistas aceitassem suas próprias Escrituras sem adições ou subtrações.


Por que as Escrituras são barradas pelos católicos?

O exame de algumas passagens citadas neste estudo deixarão claro a razão [as Escrituras desmoralizam o Romanismo].

1 - Nota da Tradutora: Brooks está erradíssimo, somente o Textus Receptus (isto é, o texto grego tradicional usado pelas igrejas fiéis desde os primeiros séculos) é a perfeita Palavra de Deus. Ver artigos abaixo de /Bibliologia-PreservacaoTT/ . Mas, mesmo o NT grego adotado por Jerônimo (traduzido para a Vulgata em Latim e base para as Bíblias Católicas) tendo omitido/adicionado/modificado alguns milhares das 140.000 palavras do NT (Textus Receptus), o ponto é que Roma realmente não crê que cada uma das milhares de palavras que restaram e que adotou, sejam a perfeita, única, exclusiva, total autoridade (a perfeita, única, exclusiva, total Palavra de Deus).


Nenhum comentário: