domingo, 13 de setembro de 2009

Angelologia: Os anjos de Deus

APRESENTAÇÃO

É com alegria e muito prazer que escrevo a respeito dos anjos, visto que este é um assunto muito em voga. Diversas teorias e idéias sobre este tema são conferenciados sem haver preocupação com o que a Palavra de Deus realmente esclarece sobre o assunto. Igrejas de anjos espalham-se por toda parte e até Igrejas evangélicas exacerbam os agentes de Deus - esses que deveriam ser bênçãos e não idolatria barata!

Qualquer um que se habilite a falar de anjos deve ter o mínimo de conhecimento das Escrituras Sagradas. Ao explorar o tema referido, não temos a intenção de falar tudo a respeito do assunto, mesmo porque muitas coisas não estão reveladas (Dt.29:29) e outras não sabemos mesmo. O que irei compartilhar é quase tudo que sei, para tentar lhe ajudar e edificá-lo com este ensino. Por isso, boa leitura!

“O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia” (Sl.34:7-8).

“Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação?”(Hb.1:14)É fato consumado de que os anjos fazem parte da vida de todos os cristãos. Por essa causa temos que procurar conhecermos o máximo a respeito do que a Bíblia nos revela. Conhecendo bem a Palavra nos ajudará a não sermos enganados pelo diabo e seus demônios (que são anjos caídos). “E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz(IICor.11:14). Discernir é a nossa missão e responsabilidade, visto que a Palavra está à nossa disposição para examinarmos a vontade.
CULTO AOS ANJOS

Eu, João, sou o que ouvi e vi estas coisas. E quando as ouvi e vi, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava, para o adorar. Mas ele me disse: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus (Ap.22:8-9).

Existem varias religiões que cultuam os anjos realizando assim o que poderíamos chamar de “angelolatria”. Nunca vimos tantos bruxos e feiticeiros falarem sobre anjos. Muitos desses nunca tiveram o menor contato com a Bíblia e a sua teologia. Escrevem e recebem suas “revelações” tudo através de falsos sonhos e contatos com seres iluminados. Após isso, eles escrevem livros e mais livros, e colocam tudo o que escreveram como verdade para um publico místico e sem um pingo de senso de Deus e sua Palavra. Com o passar do tempo tudo isso está se tornando um comércio lucrativo e diabólico; velas, fotos angelicais, livros, incenso, pingentes, chaveiro e muito mais que está formando um império que enriquece esses verdadeiros charlatões “espirituais”. Saibam que é pecado adorar a criatura invés do Criador. O que me deixa mais triste é o fato de haver até Igrejas Evangélicas adorando anjos. Vou explicar como é essa idolatria dentro das Igrejas, mas primeiro leiamos:

“Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseado-se em visões, enfatuado sem motivo algum na sua mente carnal”.(Cl.2:18)
Observemos o texto acima, o qual esta relacionando duas frases; culto aos anjos com visões carnais. Gostaria, que meu amado leitor, entendesse que; tudo que chama a atenção para si, tirando a glória do Senhor Jesus, é idolatria. O centro do culto tem que ser a glorificação do Senhor Jesus, nada deve ou deveria chamar a tenção para si. Observemos que, nesses cultos “angelicais”, quando alguém “vê” um anjo o povo fica pasmo e inflamado, como se aquele anjo fosse o próprio Cristo. Saibam que nem sempre a presença de um anjo indica a presença de Deus, vejamos na Palavra: “Disse mais o Senhor a Moisés: Vai, sobe daqui, tu e o povo que fizeste subir da terra do Egito, para a terra a respeito da qual jurei a Abraão, a Isaque, e a Jacó, dizendo: a tua descendência a darei. E enviarei um anjo adiante de ti (e lançarei fora os cananeus, e os amorreus, e os heteus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus), para uma terra que mana leite e mel; porque eu não subirei no meio de ti, porquanto és povo de cerviz dura; para que não te consuma eu no caminho”(Ex. 33:1-3).
O profeta Daniel (Dn.8:27) quando teve a visão do anjo do Senhor quase morreu e ainda ficou três dias de cama. Daniel era um homem consagrado e experimentado na obra do Senhor, mas sentiu o peso da visão. Saibam que ver anjos é assunto sério, tem que haver preparo, consagração e principalmente propósito. Acredito que sempre que um servo de Deus tem uma visão há um propósito por trás disso. Foi assim com Daniel, Isaías, Jeremias, Ezequiel e muitos outros e sempre com propósitos. Deus não fica mostrando anjos para matar curiosidades de homens ou para que creiam nele. Anjos são mensageiros e mensageiros só se deslocam a algum lugar quando há uma missão e propósito. Gostaria de frisar que as visões angelicais nunca vem acrescentar nada a Palavra de Deus e sim confirma-la, como em todos os casos citados acima. Leiamos: Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema. Como antes temos dito, assim agora novamente o digo: Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema (Gl.1:8-9).

QUEM DÁ ORDENS AOS ANJOS?

Já ouvi pregadores mandar aos anjos como alguém manda o seu cachorro pegar o gato que entra no quintal. É mais ou menos assim: “Anjo pega esse demônio e o tira daqui”; “vai lá e traga-me dinheiro”; “Entra naquele fórum e rasgue aquele processo”; mas saibam que de nós os anjos não recebem ordens. Um texto mal interpretado é o de Hb.1:14; vejamos: “Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação?” Veja, ministradores não quer dizer subalternos ou empregados. O texto deixa claro que os anjos lutam por nós, guardando-nos de ciladas, livrado-nos do mal e nos protegendo dos demônios. É para isso que os anjos servem, não para ser subalterno de homens e isso esta demonstrado no texto de Ap.22:9 – “Mas ele me disse: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus”. A palavra conservo significa servo com, ou seja, o anjo disse que ele servia a Deus junto com João, mas vejamos mais o que diz a Palavra: “Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos(Sl.91:11). Nesse Salmos está claro que Deus dá as ordens aos anjos, mas quero ainda que você medite no texto quando Jesus estava sendo preso e Pedro quis reagir, veja o que lhe é dito: “Ou pensas tu que eu não poderia rogar a meu Pai, e que ele não me mandaria agora mesmo mais de doze legiões de anjos?(Mt.26:53). Jesus, em forma humana, foi o homem mais cheio do Espírito Santo que passou pela terra e o que ele diz a Pedro quando cercado pelos soldados que o prendia? Ele declara que se não fosse para se cumprir as escrituras rogaria ao Pai e o Pai enviaria mais de doze legiões de anjos. Entenda, o Pai mandaria e não ele, pois só o Pai tem autoridade sobre os seus anjos. É claro que se quisermos clamar mais proteção a Deus e pedirmos em oração que os anjos nos guarde é perfeitamente certo. Medite também na história de Elizeu, que quando cercado pelos soldados da Siria contemplou um grande exército de anjos ao redor do exército inimigo e fez a seguinte oração: “Quando os sírios desceram a ele, Eliseu orou ao Senhor, e disse: Fere de cegueira esta gente, peço-te. E o Senhor os feriu de cegueira, conforme o pedido de Eliseu (IIRs.618). Eliseu não deu nenhuma ordem aquele exército celeste, mas orou ao Senhor e teve a vitória. Que aprendamos essa verdade, é melhor falar com Deus do que com anjos. ALELUIA!!!

NATUREZA DOS ANJOS

A)– Eles não são seres humanos glorificados e nem possuem definição sexual: “Mestre, Moisés disse: Se morrer alguém, não tendo filhos, seu irmão casará com a mulher dele, e suscitará descendência a seu irmão. Ora, havia entre nós sete irmãos: o primeiro, tendo casado, morreu: e, não tendo descendência, deixou sua mulher a seu irmão; da mesma sorte também o segundo, o terceiro, até o sétimo. depois de todos, morreu também a mulher. Portanto, na ressurreição, de qual dos sete será ela esposa, pois todos a tiveram? Jesus, porém, lhes respondeu: Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus; pois na ressurreição nem se casam nem se dão em casamento; mas serão como os anjos no céu. E, quanto à ressurreição dos mortos, não lestes o que foi dito por Deus: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, ele não é Deus de mortos, mas de vivos (Mt.22:24:32).

A NATUREZA DOS ANJOS

A)– Eles não são seres humanos glorificados e nem possuem definição sexual: “Mestre, Moisés disse: Se morrer alguém, não tendo filhos, seu irmão casará com a mulher dele, e suscitará descendência a seu irmão. Ora, havia entre nós sete irmãos: o primeiro, tendo casado, morreu: e, não tendo descendência, deixou sua mulher a seu irmão; da mesma sorte também o segundo, o terceiro, até o sétimo. depois de todos, morreu também a mulher. Portanto, na ressurreição, de qual dos sete será ela esposa, pois todos a tiveram? Jesus, porém, lhes respondeu: Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus; pois na ressurreição nem se casam nem se dão em casamento; mas serão como os anjos no céu. E, quanto à ressurreição dos mortos, não lestes o que foi dito por Deus: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, ele não é Deus de mortos, mas de vivos (Mt.22:24:32).

O texto em supra refere-se a pergunta feita pelos saduceus (que não acreditavam na ressurreição) sobre o sexo dos ressurretos, ou seja, aqui está sendo discutido sobre a sexualidade de alguém, no caso os ressurretos. Jesus, entretanto, acrescenta os anjos na conversa e os declara como assexuados. Ele diz que os salvos serão como os anjos que não se casam e nem se dão em casamento, ou seja, desprovidos de qualquer órgão sexual. Gravem bem isso anjos não possui sexo e nem são pessoas boas que tornaram-se anjos. Apesar de todas as vezes que anjos, que tomaram formas humanas (não corpos humanos) aparecerem como varões, provavelmente isso ocorreu pelo fato de que nos tempos bíblicos a mulher tinha menos expressão. Imagine Abraão conversando com três lindas mulheres em sua tenda! Com certeza ia ser meio constrangedor.


OS ANJOS - UM EXÉRCITO BEM ORGANIZADO

No exército brasileiro temos uma hierarquia formada com zelo e ordem. Do soldado até o Ministro das Forças Armadas vemos perfeita ordem. Cada um tem o seu papel e função bem definida e com rigor cada posto cumpri a sua função. Agora, se no exército terreno temos tamanha ordem imaginemos no celestial! Vejamos agora algumas dessas hierarquias reveladas na Bíblia:


(ARCANJO)

“Mas quando o arcanjo Miguel...”(Jd.Vrs.9

O texto bíblico não fala de arcanjo no plural, mas no singular, palavra que a Bíblia só aplica a Miguel, se bem que haja vestígios de que antes da sua queda, Lúcifer também era um arcanjo. O prefixo arca sugere um anjo chefe, principal ou poderoso. Assim, Miguel é agora o anjo acima de todos os anjos, reconhecido como sendo um dos primeiros príncipes dos céus (Dn.10:13). Ele é uma espécie de administrador angélico de Deus para o juízo. O seu nome ocorre por cinco vezes na Bíblia, em Daniel 10.13 e 21; 12.21, Judas vrs.9 e Apocalipse 12.7. É sugerido em I Tessalonicenses 4:16. (Fonte: EETAD)


SERAFINS

“No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as orlas do seu manto enchiam o templo. Ao seu redor havia serafins; cada um tinha seis asas; com duas cobria o rosto, e com duas cobria os pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; a terra toda está cheia da sua glória”.(Is.6:1-3)

É uma ordem de anjos, somente mencionada na visão de Isaías. Os serafins de seis asas estavam por cima do Senhor. Clamavam proclamando os atributos da santidade de Deus. Louvavam a santidade e a glória do Senhor dos exércitos com tanto vigor que as bases do limiar se moveram e o santo lugar se encheu de fumaça, enquanto desempenhavam o seu ministério de expiação. (Boyer)

Acredito que na hora que a Igreja se reuni para louvar a Deus os serafins se fazem presentes (ICor.11:10), não que outras classes de anjos deixem de estar presentes, mas louvor e serafins estão intimamente ligados.

QUERUBINS

Uma das categorias de anjos. Eles estavam ao oriente do jardim do Éden, Gn.3:24. Querubins foram feitos de ouro no propiciatório, Ex.25:18. As cortinas do Tabernáculo eram bordadas com figuras de querubins, Ex.26:1. Senhor dos exércitos, entronizado entre os querubins, I Sm.4:4, cavalgava em um querubim, II Sm.22:11; Sl.18:10. Foi feito dois querubins de madeira de oliveira, I Rs.6:23. Eles estendiam as asas sobre o lugar da arca, I Rs.8:7. Eles estavam ao lado (Ez.10:13), e são querubins da glória (Hb.9:5). (Boyer)

Suas características de inteligência, atitudes de servo, poder e natureza estão representados nos seus quatro rostos, nas faces: do homem, do boi, do leão e da águia. Tinham mãos para servir e quatro asas para mobilidade, moviam-se ao impulso das ordens de Deus (Leia: Ez.1 e 10). Parece que havia também querubins de duas asas, leiamos:” No oráculo fez dois querubins de madeira de oliveira, cada um com dez côvados de altura. Uma asa de um querubim era de cinco côvados, e a outra de cinco côvados; dez côvados havia desde a extremidade de uma das suas asas até a extremidade da outra(I Rs.6:23-24). Apesar do texto ser insuficiente para provar que há querubins de duas asas, não deixar de ser uma evidência. É claro que pelo texto os querubins seriam bem pequenos e de madeira, o que não é verdade, mas temos que levar tudo em consideração. No caso do profeta Ezequiel é vista criaturas exóticas com quatro rostos, quatro asas (Ez.1 e 10) e não têm dúvidas ao declarar serem os querubins.

O MENSAGEIRO

A palavra anjo, tanto no hebraico como no grego, significa mensageiro. Sabemos que há anjos que se ocupam em louvar, outros em guerra, outros em guardar nações, mas sempre trazendo o recado de Deus. Quero frisar a classe que se incumbe de trazer o recado de Deus. O mais sublime desses mensageiros é Grabriel. O seu nome significa “homem de Deus”. É de alta categoria angelical, mas não é chamado de arcanjo nas Escrituras. Foi enviado para explicar a visão de um carneiro e um bode, a Daniel (Dn.8:16). Enviado para explicar a profecia das setenta semanas(Dn.9:21). Enviado, especialmente, a Zacarias e a Maria (Lc.1:”19-26). (Boyer com algumas mudanças).




OS MINISTÉRIOS DOS ANJOS

- Com Cristo: Predisseram o seu nascimento (Lc.1:26-33); anunciaram seu nascimento (Lc.2:13); Protegeram a criança (Mt.2:13); Fortaleceram a Jesus depois da tentação (Mt.4:11); Estavam preparados para defendê-lo (Mt.23:53); Confortaram-no no Getsêmani (Lc.22:43); Rolaram para longe a pedra que fecha o sepulcro do Senhor (Mt.28:2); Anunciaram a ressurreição (Mt.28:6).

- Com os crentes: Os ajudam (Hb.1:14); Estão envolvidos com as respostas de orações (At.12:7); Observam os crentes e suas experiências (ICor.4:9; Itm.5:21); Os encorajam em casos específicos (At.27:23-24); Estão interessados nos esforços evangelísticos (Lc.15:10; At.8:26); Ministram aos justos na hora da morte (Lc.16:22; Jd.vrs.9).

- Com as nações: O arcanjo Miguel parece ter um relacionamento estreito com Israel (Dn.12:1); Os anjos estão envolvidos nos juízos da Tribulação (Ap.8; 9; 16).

- Com os descrentes: Anunciam juízos iminentes(Gn.19:13;Ap.14:6-7); Aplicam o juízo divino (At.12:23); Agem como ceifeiros na separação no fim dos tempos (Mt.13:39). (Bíblia Anotada)


Fonte : - Autor : Prof. João Flávio Martinez









Nenhum comentário: