terça-feira, 22 de setembro de 2009

Adventismo do 7° Dia IV

.... em nome do Pai, e do Arcanjo, e do Espírito Santo...

Sabemos exatamente o que há de errado na frase citada acima. Todavia entre os Adventistas isso é peculiar, pois no sistema doutrinal do Adventismo Jesus é realmente o Arcanjo Miguel. Quem sabe em um futuro não muito distante eles façam uso da frase acima em seus batismos...

Todos nós sabemos que Jesus é a segunda pessoa da Trindade, e que ele é Deus. Até mesmo os Adventistas admitem isso - Então como podem dizer que Jesus é Miguel?

Vamos verificar somente 2 pontos na Bíblia sobre este assunto, será mais que o suficiente!

Vejamos:

Arcanjo Miguel

O Nome Miguel significa: "Quem é semelhante a Deus?". Apesar de alguns querem afirmar que essa interrogativa indique que Miguel seja Jesus tal argumentação não tem precedente. Por exemplo: Daniel significa: "Deus é meu Juiz ou Deus é Juiz". Ananias: "Jeová é clemente"; João: "Graça de Deus..." Em fim, poderíamos dar vários exemplos e mostrar que os nomes referentes aos servos de Deus têm uma etimologia voltada ao Senhor. Isso não faz de nenhum deles um deus!

“Mas quando o arcanjo Miguel, discutindo com o diabo, disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele juízo de maldição, mas disse: O Senhor te repreenda" Jd. 1.9

Para dizer que Jesus é Miguel:

"Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz de arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro." I Ts. 4:16

No primeiro ponto temos Miguel repreendendo o diabo a respeito do corpo de Moisés. E o que vemos está tão claro que dispensa qualquer explicação, mas vamos lá.

Ora, como Jesus sendo Miguel poderia dizer: “O Senhor lhe repreenda”, se o Senhor neste texto é o próprio Jesus! Não seria isto no mínimo uma incoerência, pois sabemos que DEUS não é DEUS de confusão (I Co. 14:33 ), assim como está escrito: "... todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também." ( I Co. 8:6 ). Portanto fica claro que aqui Miguel é Miguel e Jesus é o Senhor! Gloria a Deus!!!!

No segundo ponto temos mais um grave erro dos Adventistas e por que não também dizer das Testemunhas de Jeová, pois também pregam a mesma doutrina, alias existem muitas coisas em comum entre eles!....

Analisemos então a tradução de 2 versões Bíblicas para este versículo, vejamos:

I Ts. 4.16 - Bíblia de Estudo Pentecostal (CPAD)

"Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz de arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro."

Muitos podem entender nesta tradução que Jesus é o arcanjo, mas aqui não esta dizendo que ele virá com voz de arcanjo, mas que virá sobre a voz de arcanjo, vejamos como está escrito esta mesma passagem em outra tradução.
Scofield: "Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro."

Podemos observar que de uma tradução para outra não existe diferença, embora a segunda mostre com maior ênfase do que a primeira que Jesus virá sobre a voz do arcanjo.

Outro ponto importante sobre este assunto é que a Bíblia declara que o ministério dos anjos, em relação a Jesus, é uma constante. Eles tiveram participação em vários pontos, observe:

- no anúncio do nascimento de Jesus (Lc. 2.9-14)

- assistiram a Jesus no deserto (Mc. 1.13)

- na agonia do Getsêmani (Lc. 22.43)

- na ressurreição (Mc. 16.5, Mt. 28, 2-3,5)

- na ascensão (At. 1.10-11)

- etc..,etc..

E também anunciarão a sua volta (I Ts. 4.16), a conotação de arcanjo no texto referido, não diz ser Jesus o Arcanjo, mas que o Arcanjo irá anunciá-lo.

A Bíblia apresenta muitas diferenças entre Jesus e Miguel:


- Jesus é criador (Jo. 1.3 ) , Miguel é criatura (Cl 1.16 )

- Jesus é Adorado por Miguel (Hb 1.6), Miguel não pode ser adorado (Ap. 22.8-9 )

- Jesus é o Senhor dos Senhores (Ap. 17.14); Miguel é príncipe (Dn. 10.13)

- Jesus é Rei dos Reis; Miguel é príncipe dos Judeus (Dn. 12.1).


Conclusão:

Há, portanto, clara distinção entre Jesus e Miguel. Jesus é o Filho de Deus, e Miguel é anjo: Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai e Ele me será por Filho? E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem (Hb. 1.5-6); Portanto fica claro a superioridade de Jesus, e a falta de conhecimento destes que se dizem estudadores da Bíblia.


Nenhum comentário: