sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Você conhece Jesus?

Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta”. Jesus respondeu: “Você não me conhece, Filipe, depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: “Mostra-nos o Pai”? (Jo 14: 8-9)

A paz de Cristo. Ao ler os evangelhos sempre sou surpreendido por um determinado texto que salta das entrelinhas e mexe com as minhas estruturas mentais. E uma coisa que sempre digo aos meus irmãos é que, quanto mais leio a palavra de Deus e acho que conheço a Bíblia, mais certeza eu tenho que na verdade conheço muito pouco acerca dela. Isso é um tanto paradoxal, mas é uma verdade.

Os discípulos de Jesus no período da igreja primitiva, em especial, os apóstolos, revelam com suas atitudes, de forma clara e inequívoca, que conheciam muito pouco acerca do Mestre. E Jesus em determinado momento da caminhada diz uma frase para o apóstolo Filipe muito confrontadora: “Você não me conhece, Filipe, depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo”? Eu imagino a face de Filipe desfalecendo ao ouvir essa frase dos lábios do Senhor. Quem sabe Filipe em seu interior disse a si mesmo: “Mas eu o conheço! Eu caminho com ele. Eu ando com ele já faz alguns anos”. Mas a verdade é que a pergunta de Filipe feita a Jesus revela realmente que ele não conhecia o meigo nazareno de forma plena: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta”. E a resposta de Jesus é espetacular: “Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: “Mostra-nos o Pai”?

Eu quero fazer um paralelo entre a indagação de Filipe e a nossa caminhada cristã. Antes de mais nada precisamos entender o que significa a palavra “conhecer”. Segundo o Novo Aurélio conhecer significa: 1.Ter noção ou conhecimento de; saber; 2.Ser muito versado em; saber bem; 3.Ter relações ou convivência com; 4.Reconhecer; 6.Apreciar, avaliar; 7.Ter experimentado (algo).

Com base na definição do Aurélio podemos dizer que conhecemos Jesus? Será que numa conversa íntima com o Rabi, ele também não nos diria o que disse a Filipe? Qual é o parâmetro para saber se conhecemos ao Senhor Jesus? Bem, vamos lá:

1) Atitude de amor para com Jesus, pautada na obediência: Se eu conheço a Jesus e o aceitei como Senhor e Salvador da minha vida, viverei como nova criatura, submisso a ele e em conformidade com a sua palavra. Jesus disse: “Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele”. (Jo 14:21)

2) Crerei em tudo quanto ele disser ou tenha dito: Se eu conheço Jesus, devo crer em suas promessas para a minha vida e em tudo que ele me orientou a fazer, ainda que não entenda, ainda que não esteja claro, pela fé caminharei adiante. Jesus disse: “Creiam em mim quando digo que estou no Pai e que o Pai está em mim; ou pelo menos creiam por causa das mesmas obras”. (Jo 14:11)

3) Seguirei o caminho, sem desviar-me nem para a direita e nem para a esquerda: Se eu conheço Jesus, devo trilhar o único caminho que é pautado na verdade e que me leva à vida eterna. Devo guiar-me na bússola do Espírito Santo, no GPS que vem de Deus e no leme que Jesus Cristo tem em suas mãos.

Jesus não quer que o conheçamos superficialmente, ele quer estabelecer um relacionamento profundo conosco, em águas profundas, a fim de que ao vê-lo com os olhos da fé, saibamos que também estamos contemplando o Pai.

Só existe uma forma de conhecer Jesus de forma plena que é, tendo-o dentro de si, caminhando com ele dia após dia e imitando-o.

Pergunto novamente: Você conhece Jesus? Caso a resposta seja não, leia a Carta de Paulo aos Romanos, capítulo 10, verso 9, e então faça uma oração de entrega, recebendo Jesus, o Cristo, como Senhor e Salvador da sua vida.

Deus te abençoe.

Em Cristo,

Autor:
Anderson Vieira

Nenhum comentário: