domingo, 22 de maio de 2011

NÃO POSSO OLHAR PARA TRÁS




Amado (a) irmão (ã), tenha curiosidade, leia até o fim este estudo, mesmo que você já conheça a história da mulher de Ló, Deus vai falar profundamente ao seu coração, e você poderá extrair diversas mensagens, até mesmo, outros estudos, sobre o vinho, a desobediência, o companheirismo da esposa, a falta de fé das filhas de Ló, a conseqüência de filhos gerados na caverna, enfim, são vários estudos que você poderá ampliar, e  quem sabe, até repassar para mim.

Gênesis 19.1-26
Encontramos na Bíblia Sagrada a história de uma mulher que por desobediência a Deus, olhou para trás e foi transformada numa estátua de sal. Não aparece o seu nome. Sabemos que ela era a mulher de Ló.
Gn. 19.17 - E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças.
Gn.19.26 - E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal.

À conseqüência desta desobediência, sobreveio sobre suas duas filhas, ao se sentirem sozinhas e sem a presença da mãe, decidiram embebedar o pai na caverna, dando-lhe vinho para beber. Tiveram relações sexuais com ele, conceberam e deram a luz. Dando origem assim a dois povos: Moabitas e Amonitas.

Gn.19.31-38:
31 Então, a primogênita disse à menor: Nosso pai é já velho, e não há varão na terra que entre a nós, segundo o costume de toda a terra.
32 Vem, demos a beber vinho a nosso pai e deitemo-nos com ele, para que em vida conservemos semente de nosso pai.
33 E deram a beber vinho a seu pai naquela noite; e veio a primogênita e deitou-se com seu pai, e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou.
34 E sucedeu, no outro dia, que a primogênita disse à menor: Vês aqui, eu já ontem à noite me deitei com meu pai; demos-lhe a beber vinho também esta noite, e então entra tu, deita-te com ele, para que em vida conservemos semente de nosso pai.
35 E deram a beber vinho a seu pai, também naquela noite; e levantou-se a menor e deitou-se com ele; e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou.
36 E conceberam as duas filhas de Ló de seu pai.
37 E teve a primogênita um filho e chamou o seu nome Moabe; este é o pai dos moabitas, até ao dia de hoje.
38 E a menor também teve um filho e chamou o seu nome Ben-Ami; este é o pai dos filhos de Amom, até o dia de hoje.


Através das sagradas escrituras, aprendemos como devemos agir em momentos difíceis, momentos de crises, momentos em que precisamos nos posicionar como homens e mulheres de Deus, prudentes e fiéis aos Seus mandamentos. Não devemos agir como meninos, mas como adultos responsáveis pelos nossos atos, pelas nossas atitudes.
Estas moças encontraram a solução no vinho, daí um bom motivo para o cristão evitar esta bebida, que a própria Bíblia nos recomenda em diversas passagens.

Lv.10.9- Vinho ou bebida forte tu e teus filhos contigo não bebereis, quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações,
Pv. 4.17 Porque comem o pão da impiedade e bebem o vinho das violências.
Pv. 20:1 O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio.
Pv.21.17 Necessidade padecerá o que ama os prazeres; o que ama o vinho e o azeite nunca enriquecerá.
Pv.23.20 Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne.
Pv.23.30 Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando bebida misturada.
Pv.23.31 Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente.
Pv. 31.4 Não é próprio dos reis, ó Lemuel, não é próprio dos reis beber vinho, nem dos príncipes desejar bebida forte.
Is.5.11 Ai dos que se levantam pela manhã e seguem a bebedice! E se demoram até à noite, até que o vinho os esquenta!


Gênesis 19.26 - E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal.

A mulher de Ló, ao olhar pata trás, desobedeceu à ordem que Ló
recebera dos anjos enviados por Deus.

Gn.19.17 - E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti e não pares
em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças.

Amados irmãos, esta mulher, que não aparece na bíblia o seu nome, deixou uma triste história para suas filhas, seus descendentes e também para o seu marido. Entendemos que Ló, naquele momento tenha sentido uma profunda tristeza, ao contemplar sua esposa, transformada numa estátua de sal, e ele teve que seguir em frente com suas duas filhas, escapando para Zoar, deixando para trás uma estátua de sal, não mais a sua esposa querida.
Quantos crentes hoje estão sendo transformados em verdadeiras estátuas de sal, porque estão olhando o que ficou para trás.
Aqui está o exemplo de uma mulher que não estava vivendo uma vida de acordo com os padrões bíblicos, não estava em perfeita comunhão com seu marido, não era uma mulher espiritual, ela estava presa aos prazeres mundanos, pois, ao olhar para trás, estava dizendo em seu coração: Ah! Eu não quero deixar Sodoma e Gomorra.

Leiamos o que o Apóstolo Paulo, inspirado por Deus, deixou escrito para nós:

Fp. 3.13-14 - Irmãos, quanto a mim, não julgo que haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim.
Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Gênesis 2.18 - E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora (ajudadora) que esteja como diante dele.

A mulher de Ló, não atentou para esta palavra. E você mulher, está obedecendo a Palavra de Deus? Você está ombro a ombro com o seu marido, apoiando-o em seu ministério? Nos momentos difíceis, está de mãos dadas com ele? Seus filhos podem contar com o seu apoio em quaisquer circunstâncias? Será se Deus ordenar o seu marido a tomar uma decisão, de seguir em frente, você estará disposta a obedecê-lo, ou está pensando em olhar para trás? Medite nestas interrogações, e responda  para você mesma.

Gn. 2.24 - Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne.
Mc.10.7-9 - Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher,
8 - E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne.
9 - Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. Palavras de Jesus.

Assumimos um compromisso diante de Deus, de estarmos lado a lado com o nosso cônjuge tanto na alegria como na tristeza, na saúde e na dor, nos momentos bons e nos momentos difíceis.
Naquele momento, a mulher de Ló, não foi uma companheira fiel, ela deixou-se levar pelas paixões da carne.
Com um pequeno gesto, apenas um olhar, sua vida foi encerrada, sendo transformada numa insignificante estátua de sal, e também provocou as suas duas filhas a praticarem um ato incestuoso, trazendo assim uma grande conseqüência.
Precisamos estar atentos, pois através de um simples olhar, poderemos destruir a nossa família, o nosso casamento, e até perdermos a nossa salvação.

Lc.9.62 - E Jesus lhe disse: Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus.

Se você já colocou a sua mão no arado, você não pode mais olhar pata trás. Você foi chamado (a) por Deus para arar a terra, lançar a semente... e não olhar para trás...
Mt. 9.37-38 - Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos são os ceifeiros.
38 Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande ceifeiros para a sua seara.

Hb.10.38-39 - Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.
Hb.12.1 - Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos com paciência, a carreira que nos está proposta.



A mulher de Ló FICOU embaraçada com o pecado que tão de perto a rodeava.

As duas filhas de Ló, vivendo numa caverna com o pai, sem a presença dos maridos, (que também preferiram ficar na cidade que fora destruída),
praticaram aquele ato incestuoso, USANDO O VINHO COMO RECURSO.
Gn.19.14 - Então saiu Ló, e falou a seus genros, aos que haviam de tomar as suas filhas, e disse: Levantai-vos, saí deste lugar, porque o SENHOR há de destruir a cidade. Foi tido porém por zombador aos olhos de seus genros.
Gn.19.15 - E ao amanhecer os anjos apertaram com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças na injustiça desta cidade.
Gn.19.16 - Ele, porém, demorava-se, e aqueles homens lhe pegaram pela mão, e pela mão de sua mulher e de suas duas filhas, sendo-lhe o SENHOR misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade.

Sem a presença da mãe, aquelas duas filhas, entraram em crise, não esperaram com paciência a providência divina.
tomaram atitudes contráriaS a Palavra de Deus, embebedaram E
agiram de má fé com o próprio pai.

Vejamos um pequeno relato do que foi a descendência de Amom: (Amom filho da filha mais nova de Ló)
Os amonitas foram uma raça de terríveis salteadores,
 tão cruéis que chegavam a vazar os olhos dos seus inimigos.

I Sm.11.2 - Porém Naás, amonita, lhes disse: Com esta condição farei aliança convosco: que a todos vos arranque o olho direito, e assim ponha esta afronta sobre todo o Israel.

Rasgavam os ventres da mulheres grávidas.
 Am.1.13 - Assim diz o SENHOR: Por três transgressões dos filhos de Amom, e por quatro, não retirarei o castigo, porque fenderam o ventre às grávidas de Gileade, para dilatarem os seus termos.


FORAM MAUS PARA COM SEUS IRMÃOS, QUANDO SAIRAM DO EGITO

Dt.23.3-4 - Nenhum amonita ou moabita entrará na congregação do SENHOR; nem ainda a sua décima geração entrará na congregação do SENHOR, eternamente.
Porquanto não saíram com pão e água a receber-vos no caminho, quando saíeis do Egito;
E porquanto alugaram contra ti a Balaão, filho de Beor, de Petor, da Mesopotâmia, para te amaldiçoar.

Quando o povo retornou do cativeiro de Babilônia, Neemias separou os amonitas e os moabitas, pois estava escrito que eles não entrassem jamais na congregação de Deus

Ne.13,1 - Naquele dia leu-se no livro de Moisés, aos ouvidos do povo; e achou-se escrito nele que os amonitas e os moabitas não entrassem jamais na congregação de Deus,
Ne.13.2 -Porquanto não tinham saído ao encontro dos filhos de Israel com pão e água; antes contra eles assalariaram a Balaão para os amaldiçoar; porém o nosso Deus converteu a maldição em bênção.

ERA UM POVO IDÓLATRA
I Rs.11.5,7,33 - Os amonitas, tornaram-se um povo idólatra, que adoravam um deus por nome Milcom ou Malcã, ou Moloque.
I Rs.11.5 - Porque Salomão andou em seguimento de Astarote, deusa dos sidônios, e em seguimento de Milcom, a abominação dos amonitas (Descendência do filho da filha mais nova de Ló)
I Rs.11.7 - Então edificou Salomão um alto a Quemos, a abominação dos moabitas, (descendentes do filho da filha mais velha de Ló) sobre o monte que está diante de Jerusalém, e a Moloque, a abominação dos filhos de Amom
I Rs.11.33 - Porque me deixaram, e se encurvaram a Astarote, deusa dos sidônios, a Quemos, deus dos Moabitas, (descendente do filho da filha mais velha de Ló) e a Milcom, deus dos filhos de Amom, (descendente do filho da filha mais nova de Ló) e não andaram pelos meus estatutos e os meus juízos, como Davi, seu pai.

 Seu culto incluía o sacrifício de crianças
II Rs.23.10 - Também profanou a Tofete, que está no vale dos filhos de Hinom, para que ninguém fizesse passar a seu filho, ou sua filha, pelo fogo a Moloque. (deus dos amonitas)
II Rs. 23.13 - O rei profanou também os altos que estavam defronte de Jerusalém, à mão direita do monte de Masite, os quais edificara Salomão, rei de Israel, a Astarote, a abominação dos sidônios, e a Quemós, a abominação dos moabitas, e a Milcom, a abominação dos filhos de Amom.
I Rs.11. 7 - Quemos, ídolo dos moabitas (Moabe filho da filha mais velha de Ló)
Nm. Cap. 22 -  Relata que Balaque, rei dos moabitas, chamou Balaão para amaldiçoar Israel.

Os filhos de Amom pelejaram contra Israel.

Jz.10.9 - Até os filhos de Amom passaram o Jordão, para pelejar também contra Judá, e contra Benjamim, e contra a casa de Efraim; de maneira que Israel ficou mui angustiado.

II Cr. 20- Amom e Moabe, lutaram contra Josafá, rei de Judá

Amados irmãos, este é um pequeno relato da terrível conseqüência dos descendentes de Amom e Moabe, filhos de Ló, com suas duas filhas, gerados na caverna.
Vamos refletir; se a mulher de Ló tivesse sido uma companheira fiel, mulher sábia, mãe prudente, temente a Deus, mulher de oração, responsável, amorosa, com certeza, aquelas filhas não teriam tomado tal atitude. Com o apoio, com a presença e orientação da mãe, elas teriam esperado no Senhor, um casamento abençoado.
Eis aí a necessidade de vivermos uma vida de santidade e de obediência a Palavra de Deus, renunciando aos desejos da carne, e não olhando para trás.

Pv.14.1 - Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.
Sl.127.3 - Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre, o seu galardão.
Pv. 6.20 - Filho meu, guarda o mandamento de teu pai e não deixes a lei de tua mãe.
Pv.22.6 - Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele.

A MULHER DE LÓ DEIXOU PARA SUAS DUAS FILHAS UMA HISTÓRIA MUITO TRISTE.
E NÓS? QUE EXEMPLOS ESTAMOS DEIXANDO PARA NOSSOS FILHOS?
DE QUE MANEIRA ESTAMOS CONTRIBUINDO, PARA QUE DE SUAS GERAÇÕES SEJAM POVOS IDÓLATRAS OU TEMENTES A DEUS?

Ef.6.4 - E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação(repreensão, aconselhamento) do Senhor.
A responsabilidade de orientar, instruir, ensinar aos filhos o caminho da verdade, é unicamente dos pais. Quando isto não acontece, estamos contribuindo, para que eles tenham um futuro desastroso.
 Deus responsabilizou os pais a ensinarem aos filhos os mandamentos,
os estatutos contidos na Sua santa palavra:

Dt.4.9 - Tão-somente guarda-te a ti mesmo, e guarda bem a tua alma, que não te esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e não se apartem do teu coração todos os dias da tua vida; e as farás saber a teus filhos, e aos filhos de teus filhos.
Dt. 32. 46 - Disse-lhes: Aplicai o vosso coração a todas as palavras que hoje testifico entre vós, para que as recomendeis a vossos filhos, para que tenham cuidado de cumprir todas as palavras desta lei.

A responsabilidade é dos pais, instruírem o menino no caminho que ele deve andar, envolvendo-os com a oração, ensinando-os a amar e honrar o Senhor Jesus, refinando-os com o ensino da Palavra de Deus. Assim, se bem “construídos “ no SENHOR, esses filhos também se tornarão construtores de filhos e filhas,
 espalhando a semente santa às gerações.Eles jamais irão para a caverna.

Nossos filhos são comparados a plantas de oliveira, simbolizam o azeite,
a presença do Espírito Santo EM NOSSOS LARES.
Sl.128.3 - A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.

Nesta mensagem, NÃO POSSO OLHAR PARA TRÁS, Deus está nos despertando, para uma caminhada de fé, de perseverança, de submissão aos nossos maridos, de zelo pelos nossos filhos, está nos chamando atenção, para sermos mulheres firmes e constantes e sempre abundantes na obra do Senhor...
I Cr.15.58
Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.



 A Bíblia diz que A MULHER DEVE SUJEITAR-SE AO SEU MARIDO.
PORTANTO devemos reverenciá-lo. (honrá-lo)

Ef. 5.22 - Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao SENHOR;
Ef.5.23 - Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
Ef.5.24 - De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.
Ef.5.25 - Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
Ef.5.33 - Assim também vós, cada um em particular ame a sua própria mulher como a simesmo, e a mulher reverencie o marido.
Gn.3.16 - E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
Cl.3.18 - Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor.
Cl.3.19 - Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas.
Cl.3.20 - Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor.
Cl.3.21 - Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo.
I Pe.3.1 - Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra;
I Pe.3.2 - Considerando a vossa vida casta, em temor.
I Pe.3.3 - O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos;

É lamentável, o números de casais, que não estão obedecendo aos mandamentos de Deus, não estão reconhecendo a família como projeto divino, não estão se preocupando com as cavernas em que seus filhos estão vivendo, e diante das crises conjugais, diante do modernismo atual, o pecado está assolando os lares, e quantos têm olhado para trás, desistindo assim do casamento, dos filhos, promovendo na família verdadeiras tragédias.

QUERO DEIXAR UMA MENSAGEM DO CORAÇÃO DE DEUS PARA O SEU CORAÇÃO.
AINDA QUE VOCÊ TENHA SIDO ABANDONADA (O) PELO SEU PAI, SUA MÃE,
OU PELO SEU CÔNJUGE, LEIA:

Is. 49.15 - Pode uma mulher esquecer-se tanto do filho que cria, que não compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas, ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, me não esquecerei de ti.

DEUS TE ABENÇOE

Nenhum comentário: