sábado, 11 de junho de 2011

As Artimanhas do Reino


Desde que iniciamos as nossas atividades em maio de 2005, temos dedicado boa parte de nosso tempo ao estudo das três principais seitas pseudocristãs em atividade: Testemunhas de Jeová, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (mormonismo) e Adventista do Sétimo Dia. Elas representam o que chamamos de “Tripé Norteamericano”, porque sua origem e principal campo de atuação concentra-se nos Estados Unidos; todas as diretrizes e material evangelístico partem exclusivamente de lá. É o caso das Testemunhas de Jeová, cuja sede encontra-se no Brooklyn, Nova Iorque. Na matéria “Visita a uma Gráfica Impressionante”, publicada em 1º de Julho de 2009 na revista A Sentinela, a Organização faz uma breve apresentação de sua gráfica em Wallkill, Nova Iorque, nas seguintes palavras:
“Talvez não seja a primeira vez que vê esta revista. Pode ser que as Testemunhas de Jeová já tenham visitado você em sua casa e oferecido A Sentinela e Despertai! Para ajudá-lo a entender melhor a Bíblia. É possível também que você tenha visto as Testemunhas de Jeová oferecendo publicações bíblicas na rua ou no comércio. De fato, a tiragem mensal desta revista ultrapassa os 35 milhões, o que faz com que, entre as revistas do seu gênero, ela seja a mais amplamente publicada no mundo.
Já se perguntou onde e como todas essas publicações são produzidas? Para responder, vamos visitar uma das muitas gráficas que as Testemunhas de Jeová usam em vários países – a gráfica Wallkill, Nova Iorque, EUA (…).
Naturalmente, a impressão começa com a palavra escrita. O Departamento de Redação em Brooklyn, Nova York, envia o material que será impresso para o Departamento Pré-impressão, em formato eletrônico. Esses arquivos são usados para fazer chapas de impressão. Em Wallkill, todo mês, cerca de 1400 bobinas de papel chegam à gráfica, que usa de 80 a 100 toneladas de papel por dia. As bobinas – algumas com mais de 1.350 quilos – alimentam cinco rotativas offset, onde as chapas de impressão são montadas. O papel é impresso, cortado e dobrado em cadernos de 32 páginas. A revista que você esta lendo é um caderno (…)
Em 2008, essa gráfica produziu bem mais de 28 milhões de livros – mais de 2,6 milhões deles foram bíblias. No mesmo período, foram produzidas 243.317.564 revistas. A gráfica mantém também um estoque de publicações bíblicas como essas em cerca de 380 línguas. Depois que esse material é produzido, o que acontece?
A gráfica recebe pedidos de 12.754 congregações das Testemunhas de Jeová na parte continental dos Estados Unidos, e de 1.369 no Caribe e Havaí. O Departamento de Expedição embala todos os itens pedidos e providencia o transporte para os respectivos endereços. Todo ano, umas 14 mil toneladas de publicações são despachadas para as congregações nos Estados Unidos (…).
Mais de 300 trabalham nos departamentos da gráfica – Pré-impressão, Programação da Produção, Rotativas, Encadernação e Expedição. Os trabalhadores – todos eles voluntários não-assalariados – têm de 19 a 92 anos”. [1]

A Igreja Católica é mesmo una?


É domingo, faz 24 graus em Itapecerica da Serra (SP), o Pe. Osmar de Carvalho atravessa a nave da Igreja com um incensário nas mãos, sobe ao altar e pede que os fieis se levantem para a prece inicial. Juntamente com o pároco, os 200 participantes pedem a Deus perdão por seus pecados e em seguida cantam Glória a Deus nas alturas. Após a primeira e a segunda leitura de trechos da Bíblia, os fieis são conduzidos ao altar para a celebração da Eucaristia. Homens, mulheres, adolescentes participam do pão e do vinho. Por fim, o padre invoca as bênçãos de Deus e despede-se da assembleia.
Essa poderia ser uma missa católica tradicional, não fosse o fato que a Capela de São Miguel e Todos os Santos estivesse localizada no complexo da Fundação Centro Teosófico Raja (uma espécie de “Gnose Cristã”) e fizesse parte também da Igreja Católica Liberal. Dirigida pelo Monsenhor Marcelo Rezende, a ICL foi fundada em 1916 (Londres) e afirma ser uma extensão da Igreja Vétero-Católica da Holonda, a qual se separou de Roma no século XIX por discordar da promulgação do dogma da Infabilidade Papal. No site da ICL Brasil, encontramos a seguinte informação.
“Pontos essenciais sobre a Igreja Católica Liberal
- Ela é uma Igreja Cristã, uma Comunidade de clérigos e fieis fundada em 1916 cuja sucessão apostólica, válida e reconhecida, deriva-se da Igreja Velho Católica da Holanda.
- Não é uma Obediência da Sé Romana nem uma Igreja Protestante, sendo autônoma e auto-governada.
- Reconhece a existência da Sabedoria Divina, a Teosofia, a pré-existência da Alma e sua evolução por meio de manifestações cíclicas no mundo, regidas pela lei de harmonia e justiça divinas…”
A ICL é apenas uma das milhares de denominações católicas independentes (cismáticas) existentes no mundo. No Brasil, pelo menos 70 denominações se dizem independentes administrativa e teologicamente da Igreja Católica Apostólica Romana.

Um pontificado marcado por contradições



Na tarde de 19 de abril de 2005, enquanto uma multidão de católicos, simpatizantes e jornalistas aguardavam ansiosos pelo desfecho do conclave, uma fumaça de cor preta foi vista surgir pela terceira vez de uma chaminé colocada no telhado da Capela Sistina. Era anunciada ao mundo a eleição do novo papa. Cinquenta minutos depois (as 18h40 locais) Joseph Ratzinger é conduzido à janela da Basílica de São Pedro para a apresentação oficial.
Chamado de Bento XVI, Ratzinger passou a ocupar o 265º lugar na lista de papas eleitos a ocupar o trono de São Pedro. Seu passado e posição doutrinária em muito se assemelha a outros papas, mas ele possui algo a mais que o diferencia dos seus antecessores. Esperança para alguns, preocupação para outros, Ratzinger reúne em torno de si uma série de questionamentos que o tornam em um dos papas mais controvertidos e contraditórios da História.
Ratzinger nasceu em Marktl am Inn, uma pequena vila na Baviaria (Alemanha). Criado em um ambiente antissocialista, iniciou sua “carreira” no catolicismo em 29 de junho de 1951, quando ele e seu irmão Georg Ratzinger foram ordenados sacerdotes pelo cardeal Faulhber de Munique. Em 25 de março de 1977 ascendeu ao cargo de Arcebispo de Munique e Freising. Apenas três meses depois (no dia 27 de junho) é ordenado Cardeal do consistório, data essa em que recebeu o título presbiteral de “Santa Maria da Consolação no Tiburtino”. Foi a partir dessa data que Ratzinger angariou novos cargos e prestígios na cúria romana, como apresentamos a seguir.
a) Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé (antiga Suprema e Sacra Congregação do Santo Ofício). Segundo o artigo 48 da Constituição Apostólica, promulgada pelo Papa João Paulo II, em 28 de junho de 1988, uma das atribuições da entidade era “defender e difundir a doutrina católica no mundo”.

5 Razões (na Bíblia) porque deixei, fui salvo dos Adventistas

1.ª Razão – Quanto à origem dos adventistas (Daniel 8:10-14)

Os fundadores (Miller, Bates, Ellen White, Iram Edson) a princípio acreditavam que a Profecia de Daniel 8:10-14 se referia à volta de Cristo. Depois, com muita “cara-de-pau” mudaram a interpretação afirmando que profecia justifica sua própria origem e a existência de um santuário no céu.

Estão totalmente fora de contexto pois, quando lemos todo o capítulo vemos que a profecia se refere claramente:

a) À ira de Deus revelada no cativeiro babilônico (Daniel 8:19);

b) Ao surgimento do Império Medo Persa (Daniel 8:4 e 20);

c) Ao surgimento do Império Grego (Daniel 8:5 e 21);

d) À morte súbita do rei da Grécia (Alexandre) e à divisão do Império Grego (Daniel 8:8);

e) Ao engrandecimento de um dos reis (Antioco Epifânio) que surgiram desta divisão (Daniel 8:9-12);

f) Ao período que este rei interrompeu o holocausto (168~165 a.C.) que era oferecido todas as tarde e todas às manhãs (Daniel 8:13-14).

Ah, se os adventistas lessem humildes e contritos Daniel 8:16-19 em daí em diante quando Deus dá a entender a visão. Basta ler todo o capítulo pra se ver que eles estão totalmente fora de contexto.

Chico Xavier está no inferno


A imprensa brasileira celebra o lançamento do filme onde se comemora os 100 anos do nascimento do médium espirita Chico Xavier.

Francisco Cândido Xavier, nasceu em Pedro Leopoldo, região metropolitana de Belo Horizonte, era filho de Maria João de Deus e João Cândido Xavier. Chico Xavier como mais tarde veio a ser conhecido, foi educado na fé católica. Chico teve seu primeiro contato com a doutrina espírita em 1927, após fenômeno espiritual verificado com uma de suas irmãs. Desde então, passou a estudar e a desenvolver sua mediunidade que, como relata em nota no livro Parnaso de Além-Túmulo, somente ganhou maior clareza em finais de 1931. O seu nome de batismo Franciso de Paula Cândido foi dado em homenagem ao santo do dia de seu nascimento, tendo sido substituido mais tarde pelo nome paterno de Francisco Cândido Xavier. Ao romper com o catolicismo romano Chico escreveu