sábado, 8 de maio de 2010

ESPIRITISMO KARDECISTA - SEU CONCEITO SOBRE A BÍBLIA

.
Todas as seitas, de uma forma ou de outra, rebaixam a Palavra de Deus. Satanás e seus anjos ficam com raiva quando os cristãos crêem que a Bíblia fala a verdade, do início ao fim. Por isso, eles têm usado pessoas não-cristãs para descreditá-la como inspirada por Deus. Vejamos como o Espiritismo Kardecista faz isso.

O Espiritismo explica a Bíblia?

Allan Kardec, segundo os espíritas, o homem que codificou a Doutrina Espírita, expressou-se da seguinte forma sobre a relação Espiritismo e Bíblia:
.
"O Espiritismo, bem longe de negar ou destruir o Evangelho, vem, ao contrário, confirmar, explicar e desenvolver, pelas novas leis da Natureza que revela, tudo o que Cristo disse e fez; traz a luz sobre os pontos obscuros de seus ensinamentos, de tal sorte que aqueles para quem certas partes do Evangelho eram ininteligíveis, ou pareciam inadimissíveis, as compreendem, sem esforço, com a ajuda do Espiritismo, e as admitem; vêem melhor a sua importância, e podem separar a realidade da alegoria; O Cristo lhes parece maior; não é mais simplesmente um filósofo, é um Messias divino." - Allan Kardec, A Gênese, página 31, 14a. Edição Revisada e Corrigida, Editora Ide.

Aqui vemos que o Espiritismo não explica melhor os evangelhos coisa nenhuma! Os evangelhos nos ensinam que Jesus é Deus (João 1:1; 20:28), não apenas um Messias divino. Se não conseguem enxergar essa verdade, como entenderão os pontos que acham ser obscuros? Infelizmente, a plena Divindade de Cristo parece ser inadimissível para o Espiritismo Kardecista. E os seguidores de Allan Kardec também negam essa verdade. Então, todos eles negam os evangelhos, mas evidentemente crêem na explicação dada por Kardec e outros sobre os evangelhos, explicação esta toda voltada para provar o ensino antibíblico da reencarnação.
Mas será que é verdade que o espiritismo não nega os evangelhos? Comparando a citação acima com outras, de escritores renomados no meio espírita, chegamos à conclusão de que os espíritas realmente negam os evangelhos, e por um simples fato: Por ensinarem que a Bíblia não prova nada. Veja:

"Nem a Bíblia prova coisa alguma, nem temos a Bíblia como probante. O Espiritismo não é um ramo do Cristianismo como as demais seitas chamadas cristãs. Não assenta seus princípios nas Escrituras. Não rodopia junto à Bíblia. [...] Mas a nossa base é o ensino dos espíritos, daí o nome espiritismo." – À Margem do Espiritismo, página 214, Editora FEB, 4a. Edição.
.
A pergunta é: Como pode o Espiritismo ensinar que explica melhor a Bíblia e depois apregoar que a Bíblia não prova nada e que não assenta seus ensinos na Palavra de Deus, mas no ensino dos espíritos?Concordamos com o espiritismo reconhecer suas crenças como baseadas nos ensinos dos espíritos, e sabemos muito bem quem são eles. Tanto que, às vezes, antes de alguns espíritas se tornarem cristãos e aceitarem a Jesus como o seu único e suficiente Salvador, esses espíritos tentam causar dificuldades naqueles que estão para dar esse importante passo. Há muitos relatos de ex-espíritas kardecistas sofrerem ameaças audíveis do mundo espiritual, alertando os para não seguirem a religião cristã.
Mas e quanto a elegação de que a Bíblia não prova coisa alguma? Visto que o espiritismo se denomina ciência, e não religião, perguntamos aos cientistas se eles acham que, por métodos científicos, a crença na reencarnação pode ser provada. Mas um dos ensinos espíritas nos chama atenção, e desafiamos, com todo o respeito nossos queridos amigos espíritas, pessoas de caridade, a provarem pela ciência a seguinte afirmação:

"Vários Espíritos que animaram pessoas conhecidas sobre a Terra, disseram estar encarnados em Júpiter, um dos mundos mais próximos da perfeição, e ficaram admirados de ver, nesse globo tão adiantado, homens que, na opinião do nosso mundo, não eram tão elevados." - Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, página 114, nota de rodapé, 3a. Edição, Editora Boa Nova.

Como anda a vida em Júpiter, segundo recentes pesquisas? A sua conhecida mancha vermelha nada mais é do que uma tempestade duas vezes maior do que a Terra com ventos de até 500 quilômentros por hora. Cientistas também admitiram a possibilidade de que Europa, um dos satélites naturais de Júpiter, possa ter um aceano aquecido por vulcões, mas que se houvesse vida ali seriam microorganismos, como bactérias. Será que esse "globo adiantado" realmente possui homens tão elevados? Parece que nem o espiritismo prova coisa alguma, e nem os cristãos o tem como probante.
Mas será que a Bíblia prova algo? Bem, os cientistas dia após dia encontram evidências de que a Bíblia prova o que eles anteriormente não criam. Observe a seguinte citação em favor da veracidade da Bíblia:

"Graças às pesquisas modernas, reconhecemos agora a historicidade essencial dela (A Bíblia). As Narrativas acerca dos Patriarcas, de Moisés, do Êxodo, da conquista de Canaã, dos Juízes, da monarquia, do exílio e da restauração foram todas confirmadas e ilustradas a um ponto que, quarenta anos (ou mais) atrás, seria considerado uma impossibilidade". - The Christian Century. Página.1329.
.
A Bíblia, como livro confiável, quando trata de assuntos históricos e geográficos, mostra-se ser correta. Enquanto que o espiritismo kardecista, através de Allan Kardec e seus espíritos guias, no século 19, ensinava (e se crê até hoje) existir vida mais evoluída de espíritos encarnados em Júpiter, o que a NASA e outras pesquisas astronômicas consderam como impossível, a Bíblia, há centenas de anos antes de Cristo, mostrou-se exata sobre como o Planeta Terra se sustenta no universo. Observe:
.
"Ele estende o norte sobre o vazio e faz pairar a terra sobre o nada." - Jó 26:7.

A forma como a ciência confirma fatos e histórias bíblicas é infinitamente superior e mais probante do que as crenças espíritas como a reencarnação e a incrível promessa de que um cometa errante levará os espíritos para habitarem em novos mundos.

"Astros errantes, [...] os cometas serão os guias que nos ajudarão a transpor os limites do sistema ao qual pertence a Terra, para nos transportar às regiões longínquas da extensão sideral." - Allan Kardec, A Gênese, página 106, 14a. Edição Revisada e Corrigida, Editora Ide.
.
Como o Espiritismo Kardecista afirma que seus livros são escritos com a ajuda de espíritos desencarnados, podemos nos perguntar, em vista de tamanhas aberrações científicas: Se o Espiritismo ensina que caminho lado a lado com a ciência, e é ciência ao mesmo tempo, onde estão as provas astronômicas sobre essas declarações? Vida superior em Júpiter? Cometa servir de caminho para nos guiar a outros mundos? É bem verdade que Deus usou uma estrela para guiar os astrólogos a Jesus (Mateus 2), mas cometas guiando espíritos desencarnados é demais! Imagine a cena: espíritos seguindo um astro físico, "composto por gelos de dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), amônia (NH3) e água (H2O), misturados com poeira e vários agregados mineerais"! (Wikipedia, http://pt.wikipedia.org/wiki/Cometa) E ainda terão que torcer para o cometa não ter óbita, para não ficarem rodopiando no espaço. Outra pergunta: se foram mesmo espíritos que revelaram essas asneiras aos escritores desses livros, não fica evidente que eles mentiram? A Bíblia diz que o Diabo é mentiroso e o pai da mentira. (João 8:44) Ou será que esses escritores, como Allan Kardec, pronunciaram o que criam apenas?
.
Por fim, lamentamos que escritores espíritas, ao afirmarem que a Bíblia não prova nada, usam a própria Bíblia, da maneira como convém, para provar suas doutrinas. Amamos os espíritas como pessoas caridosas, mas repudiamos ensinos que rebaixam o único livro inspirado por Deus - a Bíblia. - Ler Salmo 97:10; Isaías 55:8-11; João 17:17.

Fernando Galli

Nenhum comentário: