terça-feira, 5 de janeiro de 2010

O ESPIRITISMO É A TERCEIRA REVELAÇÃO DE DEUS ?

Afirmam que o Espiritismo é o cumprimento da promessa de Cristo de enviar o Consolador, o Espírito Santo, e é a terceira revelação de Deus. Diz o Livro dos Espíritos: Razão há, pois, para que o Espiritismo seja considerado a terceira das grandes revelações.

RESPOSTA APOLOGÉTICA

Tal declaração é um absurdo, podendo até ser considerada uma blasfêmia, para a qual não há perdão – Mt 12.31-32

A Bíblia revela que o Espírito Santo é uma pessoa, a terceira Pessoa da Santíssima Trindade:
a) Ele aparece em igualdade com o Pai e com o Filho na ordenança do batismo – Mt 28. 19
b) No batismo de Jesus – Mt 3.16,17
c) Na bênção apostólica – 2 Co 13.14

Jesus prometeu o Espírito Santo aos seus seguidores e lhes recomendou não sair de Jerusalém, e o Espírito Santo desceu sobre eles no dia de Pentecostes – At 1.4,5; Lc 24.49; At 2.1-4.

Logo o Espírito Santo nada tem a ver com o surgimento do Espiritismo moderno codificado por Allan Kardec (AK), mais ou menos 1850 anos depois. A prova da descida do Espírito Santo e sua missão está na mudança dos apóstolos depois do Pentecostes como se mostraram intrépidos na comunicação do Evangelho que Cristo lhes mandara pregar – At 1.8; Mc 16.15,16.

II . A POSSIBILIDADE DE COMUNICAÇÃO ENTRE VIVOS E MORTOS

Declaram:
Todo o homem é um médium e está cercado no seu dia-a-dia por uma população invisível que, sem que ele o saiba ou queira, com ele se relaciona.

Veja uma outra declaração:
“As comunicações frívolas emanam de espíritos levianos, zombeteiro se travessos mais maliciosos do que maus, e que não dão nenhuma importância ao que dizem... Esses espíritos levianos pululam ao nosso redor, e aproveitam todas as ocasiões para se misturarem em nossas comunicações. A verdade é o menor de seus cuidados, e é por isso que tem um maligno prazer em mistificar os que têm a fraqueza, ou algumas vezes a presunção, de neles crer sobre palavra.” ( O LIVRO DOS MÉDIUNS Instituto de Difusão Espírita revisão de Elias Barbosa, Araras, SP, IDE, 80ª Edição cap. X , p. 161)

Dizem também que:
“ O que devemos examinar, com atenção, são os diversos meios de se obterem as comunicações, quer dizer, uma troca regular e continuada de pensamentos. Esses meios são : as pancadas, a palavra e a escrita.” ( O LIVRO DOS MÉDIUNS Instituto de Difusão Espírita revisão de Elias Barbosa, Araras, SP, IDE, 80ª Edição cap. X , p. 163)

RESPOSTA APOLOGÉTICA:

Vejamos que situação esta o espiritismo, admitem que os “espíritos” que se comunicam com os médiuns, são brincalhões e mentirosos, isso nos faz lembrar a seguinte passagem bíblica:
“Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira”.(Jo 8: 44)

Não há base Bíblia alguma para esta crença, ao contrário, a Bíblia ensina que a prática de consultar os mortos era abominável a Deus, pelo que Deus a proibiu terminantemente – Ex 22.18; Lv 19.31, 20.6; Is 8.19,20. A proibição de consultar os mortos implica em os mortos voltarem.

RESPOSTA APOLOGÉTICA:

Deus proibiu a idolatria, não porque existissem outros deuses, mas porque atrás da idolatria estava a demonolatria – 1 Co10.19,20. Da mesma forma, Deus proibiu a consulta aos mortos, não porque eles se comunicassem com os vivos, mas porque não eram os espíritos dos mortos que se comunicavam com os vivos, mas eram espíritos demoníacos, ou espíritos malignos (Ef 6.10-12). Aqueles que baixam a sepultura não voltam. ( Jô 7.9-10 Ec 9. 5-6 )

O CASO DE SAUL E A FEITICEIRA DE ENDOR (1 Sm 28)

Razões que provam que houve fraude ou manifestação demoníaca :

1. Saul perdera a graça de Deus (1 Sm 15.23), daí Deus lhe responder mais (1 Sm 28.6).
Havia três maneiras de Deus comunicar-se com os homens naquela ocasião:
a) Por sonhos - revelação pessoal (Jó 33.15-17)
b) Por Urim e Tumim - revelação sacerdotal (Êx 28.30)
c) Por profetas - revelação inspiracionais (Hb 1).

2. Não se pode entender que Samuel, enquanto vivo, homem santo, depois de morto pudesse prestar-se a obedecer a pitonisa - mulher abominável - para a prática proibida por Deus. (Êx 22.18; Lv 20.27 ; Dt 18.19-12; Is 47.13)

3. Não se pode conceber que Deus tenha proibido a feitiçaria e a consulta a mortos e depois Ele próprio concordasse em permitir a feitiçeira trazer, de fato, o espírito de Samuel. (Tg 1.17)

4. Em (1Sm 28.13) a mulher diz : Vejo deuses que sobem da terra. Quem eram? só podiam ser deuses do inferno (Ap 12.7; Mc 5.9; Lc 8.30). O Diabo pode transfigurar-se em anjo de luz (2 Co 11.13-14 )

5. Os mortos não se comunicam com os vivos (Lc 16.19-31; Hb 9.27; Ec 9. 5-6)

6. O resultado dessa consulta foi trágica para Saul (1 Cr 10.13). De acordo com (Dt 18.22) as profecias devem ser julgadas. Essas do pseudo Samuel não resistem ao exame, são ambíguas, imprecisas e infundadas, vejamos :

a) Saul não foi entregue nas mãos dos filisteus (1 Sm 28.19), mas se suicidou (1 Sm 31.4) e veio parar nas mãos dos homens de Jabes Gileade (1 Sm 31.11-13)

b) tu e teus filhos estareis comigo (1 Sm 28.19); não morreram todos os filhos de Saul como insinua essa profecia obscura. Ficaram vivos pelo menos 3 filhos de Saul - Is-Bosete (2 Sm 2.8-10); Armoni e Mefibosete (2 Sm 21.8). Apenas 3 morreram (1 Sm 31.6; 1 Cr 10.2-6).

III . A REENCARNAÇÃO

Allan Kardec através de seu lema, “naitre mourir renaitre encore et progresser sams cesse telle est la loi”, que traduzido ao português se resume no seguinte : “ nascer, morrer e progredir sempre, essa é a lei”, que esta escrito no seu túmulo em Paris, fez com que esse pensamento se tornasse a doutrina central do espiritismo.Essa idéia faz com que cada um faça por merecer sua própria “salvação” através de seus méritos humanos.

Allan Kardec o codificador do espiritismo, transmite que a doutrina mais importante entre os espíritas, é a da reencarnação. O livro dos espíritos contém 1016 perguntas feitas por Allan aos espíritos, e todas elas foram respondidas, com isso ele afirma que essa doutrina é consideravelmente importante, pois foi dada pelos espíritos.

Mas o grande dilema dos espíritas, e que foi confessado por Allan Kardec, é que não se pode identificar de forma unânime, esse ensinamento pelos próprios espíritos. Observe este posicionamento:

“Seria o caso, talvez, de examinar-se porque nem todos os espíritos, parecem acordar sobre essa doutrina”. ( O livro dos espíritos. Allan kardec- obras completas. Opus editora LTDA, p. 94, 2ª ed. 1985 )

E ainda: “ De todas as comunicações que se observam nas comunicações do espíritos, uma das mais chocantes é aquela relativa a reencarnação, como se ensina que nem todos os espíritos a ensinam”. ( O livro dos Médiuns, Allan Kardec- Obras completas, Opus Editora LTDA, p. 496. 2ª ed.1985)

Quanto à reencarnação, afirmam:

O princípio da reencarnação ressalta de muitas passagens das Escrituras, achando-se especialmente formulado, de modo explícito , no Evangelho.
E para tentar provar sua posição, AK se vale de passagens bíblicas como ( Mt 11.14 e Jo 3. 3,50 )

RESPOSTA APOLOGÉTICA:

(Mt 11.14) – E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir.
João Batista era Elias, não o reencarnado, mas o profético, isto é, tinha características e missão semelhantes, ele tinha a pujança de Elias, como passamos a expor:
a) Para que Elias reencarnasse, deveria primeiro ter morrido, o que não aconteceu – (2 Re 2.11)
b) Se Elias tivesse reencarnado, na Transfiguração de (Mt 17.1-6), quem deveria ter aparecido seria João Batista e não Elias, pois segundo o espiritismo, o espírito desencarnado sempre aparece na forma do ultimo corpo, e no capitulo 14 de Mt , João havia morrido.
c) A semelhança entre Elias e João Batista nada tem a ver com a reencarnação, pois os traços semelhantes estão na identidade de seus ministérios
d) O próprio João Batista, diretamente interrogado por uma comissão de judeus se ele era Elias, respondeu categoricamente: Não sou –( Jo 1.21)
e) Em (Mt 11.13), Jesus disse: Todos os profetas e a lei profetizaram até João. Quando Jesus diz todos, isto inclui Elias, e a eles Jesus acrescenta João, logo Elias e João não são o mesmo profeta.

(João 3.3) – Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. A Bíblia ensina que nascer de novo significa regeneração.

Reencarnação é a entrada do mesmo espírito em outro corpo. Regeneração é a mudança das disposições dominantes da alma estando no mesmo corpo. Ao dizer a Nicodemos que era preciso nascer de novo, Jesus disse que O que é nascido da carne é carne, o que é nascido do Espírito é espírito (Jo 3.6). Se houvesse reencarnação, ela consistiria sempre em nascimento da carne e Jesus estava falando claramente de um nascimento espiritual – (Jo 1.12,13; 2 Co 5.17; Gl 6.15; Ef 4.22-24).

IV. OUTRAS DOUTRINAS BÍBLICAS NEGADAS PELO ESPIRITISMO

A EXISTÊNCIA DO CÉU

Em que sentido se deve entender a palavra céu?
– Acreditais que seja um lugar, como os Campos Elíseos 7 dos antigos, onde todos os bons Espíritos estão indistintamente aglomerados com a única preocupação de desfrutar, durante a eternidade, de uma felicidade passiva? Não. É o espaço universal; são os planetas, as estrelas e todos os mundos superiores onde os Espíritos desfrutam de todas as suas qualidades sem os tormentos da vida material nem as angústias próprias à inferioridade. ( Livro dos Espíritos resposta a pergunta 1016 )

Em vista disso, o inferno e o paraíso não existiriam como o homem os representa?
– São apenas figuras: existem Espíritos felizes e infelizes por toda parte. Entretanto, como também dissemos, os Espíritos da mesma ordem se reúnem por simpatia; mas podem se reunir onde quiserem quando são perfeitos.( Livro dos Espíritos resposta a pergunta 1012 )

A localização exata dos lugares de penalidades e recompensas existe apenas na imaginação do homem e provém da tendência de materializar e circunscreveras coisas das quais eles não podem compreender a essência infinita. A felicidade dos Espíritos bem-aventurados não consiste na ociosidade contemplativa que seria, como temos dito muitas vezes, uma eterna e fastidiosa inutilidade.

RESPOSTA APOLOGÉTICA:

A Bíblia ensina que:
a) O céu é um, lugar, conforme a Palavra de Jesus – (Jo 14.2-3)
b) O céu é um lugar chamado Paraíso ou Terceiro Céu –( 2 Co 12.2-4)
c) É a habitação dos salvos na presença de Jesus ( Fl 1. 21-23 )
d) O céu é também chamado cidade celestial –( Fl 3.20,21)
e) Dentre as coisas que não haverá no céu, destacamos: Não haverá lágrimas, não haverá pranto, não haverá luto, não haverá dor ( Ap. 22.4) Poderá este lugar ser um lugar fastidioso? Não na linguagem de Paulo – (1 Co 2.9)

V. NEGAM A EXISTÊNCIA DO INFERNO COMO LOCAL DE CASTIGO ETERNO

Ou Deus é perfeito e não há penas eternas, ou há penas eternas e Deus não é perfeito.

Haverá lugares determinados no universo destinados às penalidades e aos prazeres dos Espíritos, conforme seus méritos?
– Já respondemos a essa questão. As penalidades e os prazeres são inerentes ao grau de perfeição dos Espíritos; cada um tira de si mesmo o princípio de sua própria felicidade ou infelicidade; e como estão por toda parte, nenhum lugar localizado nem fechado está destinado a um ou a outro. Quanto aos Espíritos encarnados, eles são mais ou menos felizes ou infelizes conforme o mundo que habitem seja mais ou menos avançado.( Livro dos espíritos, resposta a pergunta 1014 )

RESPOSTA APOLOGÉTICA:

a) Deus é perfeito e há penas eternas. Deus é perfeito e quer que todos os homens se salvem – (1 Tm 2.4; 2 Pd 3.9; Ez 33.11)
b) A maior prova de amor de Deus foi dar seu Filho para nos salvar (Jo 3.16)
c) O homem que recusa a salvação é responsável por sua perdição (Mt 7.13,14; Mc 16.15,16)
d) No Novo Testamento a palavra Eterno (aionios, no grego) tem o sentido de duração sem fim, e é neste sentido que ela deve ser entendida.
e) Esta palavra (aionios), é empregada para referir-se a:
1. Deus e seus atributos – (Rm 16.26; Ap 4.10,11)
2. A Vida dos Salvos, que é vida eterna – (Jo 3.16)
3. Ao tormento dos perdidos no inferno –(Mt 25.41,46; Mc 9.43,45; Ap 14.10, 21.8)

VI . NEGAM A PERSONALIDADE DO DIABO E SEUS ANJOS

Satã, segundo o Espiritismo e a opinião de muitos filósofos cristãos não é um ser real; é a personificação o mal.

Há demônios, no sentido que se dá a essa palavra?
– Se houvesse demônios, seriam obra de Deus. Deus seria justo e bom por ter feito seres eternamente devotados ao mal e eternamente infelizes? Se há demônios, é no vosso mundo inferior e em outros semelhantes ao vosso. Demônios são esses homens hipócritas que fazem de um Deus justo um Deus mau e vingativo e acreditam que Lhe agradam pelas abominações que cometem em Seu nome.( Livro dos espíritos resposta a pergunta 131)

RESPOSTA APOLOGÉTICA:

O diabo é uma personalidade. Segundo as Escrituras:
a) É mencionado entre pessoas espirituais –( Jó 1 . 6, 2,8)
b) Manteve conversação com Jesus no monte – (Mt 4.1-10)
c) Planeja, fala, mente, arquiteta insídias – (Jo 8.44)
d) Pedro admoesta a que tenhamos cuidado com ele – (1 P 5.8)

O Espiritismo não admite demônios no sentido vulgar da palavra, mas admite os maus espíritos.

RESPOSTA APOLOGÉTICA:

Os demônios são seres espirituais caídos que executam as ordens o seu chefe Belzebu e povoam os ares – 2 Co 11.14,15; Lc 8.25-33; Ef 6.10-12.

VI . NEGAM A DEIDADE DE JESUS

Digamos que Jesus é Filho de Deus, como todas as criaturas, que ele chama a Deus Pai, como nós aprendemos tratá-lo de nosso Pai.

RESPOSTA APOLOGÉTICA:

O que Jesus disse a respeito de si mesmo está em João 5.18. Assim, a expressão Filho de Deus na boca de Jesus, significava muito mais do que AK afirma, significava que ele era igual a Deus, o Deus Filho (Jo 20.28), o que os inimigos e Jesus entenderam muito bem, pois pegaram em pedras para o apedrejarem (Jo 8.59).

A Bíblia ensina que:
a) Jesus afirmou ser igual a Deus –( Jo 5.16-18)
b) Exigiu adoração e recebeu-a – (Jo 5.23; Mt 14.33, 15.25, 28.9,17)
c) Tomé declarou que Ele é Deus –( Jo 20.28)
d) João afirmou ser Ele Deus –( Jo 1.1-3,14)
e) Ele perdoou pecados –( Mc 2.5-12)

Ele é a plenitude da divindade e o Verdadeiro Deus – (Cl 2.9, 1 Jo 5.20).

VII . NEGAM A EFICÁCIA DO SANGUE DE JESUS PARA A PURIFICAÇÃO DOS PECADOS DA HUMANIDADE

Pensamos nós que o ensino protestante da purificação pelo sangue de Cristo ainda se mantém porque a mentalidade humana está no mesmo nível de suas fraquezas morais. Porque o espírito lúcido poderá passar a idéia de que para resgatar as faltas de suas criaturas necessitasse o criador imolar um inocente? E que fraqueza e processo.

RESPOSTA APOLOGÉTICA:

São abundantes na Bíblia as passagens que ensinam a impossibilidade e salvação pelas boas obras e que a salvação e purificação dos nossos pecados se alcança pela graça de Deus, mediante a fé em Jesus, que morreu por nós.

Assim, apontamos que:
a) As boas obras não salvam – (Is 64.6; Ef 2.8-10)
b) Cristo tomou livremente sobre si a obrigação e satisfazer o que os homens, por si sós, eram incapazes de fazer, reconciliar-se com Deus – (Is 53.4-6) compare com (Mt 8.17; Lc 22.37; 1 Pd 1.18,19, 2.24; 1 Jo 1.7,9, 2.1; Ap 1.5).

VIII . NEGAM A AUTORIDADE DA BÍBLIA SAGRADA

Nem a Bíblia prova coisa nenhuma, nem temos a Bíblia como probante. O Espiritismo não é um ramo do Cristianismo como as demais seitas chamadas cristãs. Não assenta os seus princípios nas Escrituras. Não rodopia junto à Bíblia. Mas nossa base é o ensino dos Espíritos, daí o nome – Espiritismo.

RESPOSTA APOLOGÉTICA:

Nesta afirmação vemos a maior prova de que o Espiritismo e o Cristianismo não são a mesma coisa como o próprio Allan Kardec declarou:

O Cristianismo e o Espiritismo ensinam a mesma coisa.
a) Cristianismo é Cristo, é a sua Palavra –( Jo 5.39,40)
b) Espiritismo é paganismo, é ensino de espíritos malignos (2 Co 11.13,14)
c) Cristianismo e Espiritismo não têm nada em comum ( Dt 18.10-12)

Espiritismo e Cristianismo são antagônicos, quem é cristão (At 11.26) não pode ser espírita, pois o espírita não é cristão, muito embora procure se cobrir com pele e ovelha (Mt 7.15,16)

Nenhum comentário: