terça-feira, 26 de outubro de 2010

Pe. Marcelo Rossi Missionário, artista, ídolo e padre

1. O jornal A TRIBUNA de 25 de setembro de 2010 noticiou a visita do Padre Marcelo Rossi à nossa cidade, reservando uma página inteira do jornal para falar do famoso Padre. Diz o jornal: “Aos 43 anos, o carismático padre Marcelo Rossi, um dos maiores fenômenos da Igreja Católica do Brasil, atrai multidões por onde passa. Três vezes por semana, reúne cerca de 20 mil pessoas numa antiga fábrica no sul de São Paulo, com transmissão ao vivo, aos domingos pela TV Globo. Em estádios de futebol, chega a juntar até 100 mil pessoas. E ontem, em Santos, durante o lançamento do seu livro, Ágape, no auditório da Universidade Paulista(Unip), não foi diferente. O padre chegou à instituição por volta das 10h45. Depois de fazer uma oração e cantar com os fiéis, deu início à maratona de autógrafos.”.

Não sabia que o Padre Marcelo tem tanto prestígio no mundo católico como descrito na notícia que acabo de ler.

Ele é um católico tradicional como os demais padres? Por que ele tem tanto prestígio a ponto de reunir por três dias na semana cerca de 20 mil pessoas em suas reuniões?

O padre Marcelo não pertence ao catolicismo tradicional. Pertence ao movimento de Renovação Católica Carismática.

2. O que é esse Movimento de Renovação Católica Carismática? Não pertence ao mesmo catolicismo tradicional?

Sim. Mas é um movimento que antes de adotar esse nome era conhecido nos Estados Unidos, onde teve início, como Católicos Pentecostais. Tudo começou com a leitura do livro “A Cruz e o Punhal” de David Wilkerson. David Wilkerson aceitou que se citasse seu livro no livro “Católicos Pentecostais” no início da Renovação Católica Carismática. Como Católicos Pentecostais, os católicos dedicavam louvores a Jesus mais do que a Maria, mãe de Jesus. Quando veio esse movimento para o Brasil, aos poucos deixaram o nome de Católicos Pentecostais, considerando que havia os evangélicos pentecostais e adotaram o nome atual Renovação Católica Carismática.

3. Que mudanças então se deram com essa mudança de nome dos ensinos que antes mantinham?

Passaram a cultuar mais a Maria do que o próprio Jesus como antes o faziam. E, a propósito, o Padre Marcelo escreveu um livro intitulado “Aprendendo a dizer sim com Maria”, Editora Vozes – Petrópolis, 1998 e vou fazer algumas citações do livro para se notar que Maria é mais cultuada pelo Padre Marcelo do que propriamente Jesus. 1) Ele diz: “Maria... Em sua humildade, fidelidade e capacidade de amar, tornou-se divina.”(página 7) (grifo nosso). “ NOTA: ORA, Maria não era divina. Era humana. Ela mesma se chama de serva e não de senhora no seu Magnificat como consta da Bíblia. (Lucas 1:46) – “Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, (Lucas 1:47) - E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador; (Lucas 1:48) - Porque atentou na baixeza de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada, (Lucas 1:49) - Porque me fez grandes coisas o Poderoso; E santo é seu nome. 2) diz o Padre Marcelo “Aqui veremos o que fazer para Ter contato maior com a nossa Mãe, que, em todos os momentos, por sua intercessão, nos guarda em seu coração e nos conduz à santidade”. ( pág. 7 ) (grifo nosso) NOTA: Ora, a Bíblia declara que quem faz intercessão por nós é Jesus e não Maria. (Romanos 8:34) “Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós(.” 3) escreve mais o Padre Marcelo: “...Maria é o refúgio para nós pecadores”. (pág. 10).

NOTA:
Não é Maria o refúgio de nós pecadores. É Jesus o nosso refúgio que nos convida a todos dizendo: “(Mateus 11:28) - Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Continua o Padre Marcelo: 4) No quarto mistério do terço: Gloriosa assunção de Maria aos céus (Ap 12,1) diz: “Maria manteve-se fiel até o fim. Pura e sem pecado, nossa mãe amada foi elevada ao céu”(Pág. 20 ) (grifo nosso). NOTA: Maria não foi levada ao ceu em corpo glorificado. Não há qualquer indicação na Bíblia que apóie isso. Aponta, sim, a Bíblia a assunção de Jesus. (Atos 1:9) – “E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos”. (Atos 1:10) – 5) escreve mais o Padre Marcelo: “No quinto mistério: Maria é coroada rainha do céu e da terra (Ap 12.1) onde diz: “Nossa Senhora é coroada no céu por seu Filho.”( pág. 20) (grifo nosso.) NOTA: Na verdade, não há indicação na Bíblia de qualquer coroação de Maria no ceu no livro do Apocalipse. Há sim, indicação de que Jesus é adorado por milhões de anjos: (Apocalipse 5:8) – “E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. (Apocalipse 5:9) - E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; (Apocalipse 5:11) - E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares, (Apocalipse 5:12) - Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.”

4. O que acho interessante é que o Padre Marcelo canta com a multidão os corinhos que nós os crentes cantamos em nossos locais de culto. Como explicar isso?

Cantando os nossos corinhos, com fundo bíblico, quando se glorifica o Senhor Jesus, só pode trazer nossa admiração e aprovação. Entretanto, é preciso que o Padre Marcelo vá um pouco mais além e anuncie também as verdades bíblicas expostas por nós, para que o seu trabalho religioso encontre aprovação de Deus. E para isso temos a declaração de Paulo (I Corintios 2:1) – “E EU, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. (I Corintios 2:2) - Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.”.

Um comentário:

Anônimo disse...

É oq o padre Marcelo fala: "falemmm de mim eu não ligo"

Não ele não é do movimento carismático, até pra explicar melhor o movimento carismático surgiu dentro do movimento tradicional, mas não tem separação que nem os evangelicos.... Somo uma só igreja, a missa continua intocavel, pois ai sim deixaria de ser tradicional ou até mesmo dá religião católica...